Chamadas
CLT nega nova MP que permite troca de colaboradores entre empresas
Em meio a pandemia de COVID-19, o Governo Federal estuda a edição de uma nova MP (Medida Provisória) para que empresas possam ceder trabalhadores para outras companhias. Na prática, seria como transferir a propriedade ou direito sobre alguém para outra empresa.
De modo geral, qualquer alteração no contrato de trabalho somente pode ser feita se houver concordância do empregado e se isso não lhe for prejudicial.
A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), no art. 469, autoriza que, em alguns casos, a empresa possa mudar o local de trabalho do funcionário mesmo sem a concordância e independentemente de ser ou não prejudicial ao trabalhador. Porém, a mudança não pode provocar a transferência de domicílio do colaborador, por exemplo.
Além disso, o empregador também pode mudar o local de trabalho se o próprio contrato tiver como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando decorrer de real necessidade de serviço. Se a transferência for provisória e não definitiva, o trabalhador terá direito a um adicional de, ao menos, 25% do seu salário.
Ainda nesse contexto, as despesas pela transferência devem ser arcadas pelo empregador. Mesmo se não houver necessidade de mudança de domicílio, o empregador deve arcar com eventual aumento de gastos com o transporte.
Outra hipótese em que a transferência é permitida é se houver a extinção do estabelecimento do empregador. Vale ressaltar que os empregados que ocupam cargo de confiança podem ser transferidos independentemente de sua vontade.
A transferência é possível não só de um estabelecimento para outro da mesma empresa, ou seja, para filial, agência ou sucursal, como também entre empresas do mesmo grupo econômico.
Tal previsão é estabelecida pelo inciso § 2º do artigo 2º da CLT – quando uma ou mais empresas, mesmo com pessoas jurídicas próprias, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis à empresa principal e cada uma das subordinadas.
Diante do entendimento, em meio às MPs já editadas pelo Governo Federal, a edição desta nova medida para ceder colaboradores entre empresas levaria a mais uma precarização dos direitos dos empregados.
A CLT é bem clara quando fala em transferência para outra empresa. Nesse cenário, é necessário ser feito o devido processo demissional para a readmissão em outra companhia, garantindo e assegurando todos os direitos trabalhistas devidos.
Por: Por Dr. Luis Eduardo Haddad Penna Ribeiro
-
Fique Sabendo2 dias ago
Rich Miner lança solução de mineração em nuvem conveniente para entusiastas de criptomoedas
-
Direito3 dias ago
Aposentadoria no Brasil Pode Chegar a 78 Anos Sem Novas Reformas
-
Reforma Tributária3 dias ago
Pigatti lança ferramenta inovadora para profissionais da saúde entenderem os impactos da Reforma Tributária
-
Destaque2 dias ago
O melhor investimento de todos? Veja o ativo que só valoriza há muito tempo
-
Economia3 dias ago
Atenção: Revelamos as Chances REAIS de Acertar os Prêmios das Loterias da Caixa!
-
Contabilidade3 dias ago
Como pagar menos impostos e lucrar mais com uma sorveteria no Simples Nacional! Descubra
-
Concursos2 dias ago
CNU 2025 deve ter 3 mil vagas, edital será divulgado em breve!
-
Fique Sabendo3 dias ago
Papa tinha uma Harley exclusiva! Conheça a moto e o valor de leilão