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Como posso comprovar negativação indevida e ser indenizado?
Está com o nome negativado indevidamente e quer exigir seus direitos? Entenda agora como comprovar negativação indevida e ser indenizado!
Atualmente, muitos consumidores brasileiros não fazem ideia de que estão com o nome negativado. E, para piorar, uma parcela considerável está nesta situação injustamente, ou seja, o nome está negativado indevidamente.
Nesses casos, em que a empresa comete o erro comete de inscrever o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, é necessário que uma indenização por danos morais seja paga.
No entanto, ao saber que se tem direito de ser indenizado, o consumidor se depara com um desafio: como comprovar que a negativação é indevida?
Se você se encontra nesta situação, continue a leitura e entenda o que é indispensável para comprovar o erro da empresa e como buscar sua indenização de forma totalmente online.
Afinal, o que é a negativação indevida?
Mais comum do que você imagina, negativação indevida é quando uma empresa comete o erro de inscrever o nome de um cliente seu no cadastro das empresas de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC e Boa Vista SCPC.
Por estar com o nome sujo, o consumidor negativado passa a ter restrições de crédito e em financiamentos, o que pode afetar e muito a vida financeira.
Quais são os principais motivos para uma negativação ser considerada indevida?
Existem 4 principais motivos pelos quais você pode ter como comprovar que a negativação é indevida. Veja abaixo:
1) Já paguei a dívida e ela continua negativada
Uma das situações que pode acontecer negativação indevida é quando a conta já foi paga.
Prática comum entre empresas de telecomunicações, que geralmente realizam as transações de negociação de dívidas ou pagamentos por telefone.
Nesse caso, o consumidor é orientado a pagar a fatura via código de barras, no entanto, a conta nunca foi excluída do controle de pagamentos da empresa.
Ao mesmo tempo, outra possibilidade é quando uma dívida que o consumidor realmente fez, ou seja, legítima, passa a não ser mais.
Isto é, o consumidor realiza o pagamento da dívida após o vencimento original, geralmente após concluir um acordo de dívida com a empresa, mas seu nome permanece sujo.
Neste caso, se a empresa levar mais de 5 dias úteis após a confirmação do pagamento da dívida para retirar a inscrição do nome do consumidor da lista de maus pagadores, a dívida passa a ser indevida.
Fonte: Resolvvi
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