Chamadas
Conheça 8 mitos e verdades sobre a alimentação e a hipertensão arterial

Nutricionista da Pró-Rim esclarece algumas dúvidas sobre a prevenção e o controle da pressão arterial associada à alimentação. A hipertensão arterial afeta a saúde de um a cada quatro brasileiros.
Um em cada quatro brasileiros são diagnosticados com hipertensão arterial, conforme informações do Ministério da Saúde. Para enfatizar a importância da prevenção e divulgar os riscos relacionados à doença foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é uma doença desencadeada por vários fatores, incluindo a obesidade, idade avançada, diabetes, entre outras causas.
A Coordenadora do setor de Nutrição da Fundação Pró-Rim, Dra. Jyana Gomes Morais Campos esclarece algumas questões referentes à alimentação e a hipertensão arterial. Afinal, uma dieta saudável pode prevenir doenças, incluindo a pressão alta. Confira alguns dos mitos e verdades que envolvem esse tema:
1 – O sal é o maior vilão para a pressão arterial. Basta retirá-lo da preparação de alimentos para evitar a doença.
Jyana: Verdade, o sal é um vilão da alimentação, sim! Mas, ele não pode ser responsabilizado isoladamente pelo aumento da pressão arterial. Já existe comprovação científica que o elevado consumo de sal pode aumentar a mortalidade mesmo de pessoas sadias Porém uma alimentação saudável, visando prevenção e combate às doenças crônicas como a hipertensão, deve conter diversos cuidados como: consumo adequado de sal, de frutas e vegetais, de gorduras, etc. Além da prática de exercícios e evitar o tabagismo e alcoolismo.
2 – Alimentação saudável pode combater a hipertensão.
Jyana: Verdade, pode ajudar e muito na prevenção e no controle. Nesse caso a alimentação saudável deve contar com o consumo adequado de frutas, vegetais e grãos, limitar o consumo de sódio (sal), evitar processados/industrializados e o tabaco.
3 – O uso de chás pode controlar a pressão alta.
Jyana: Mito. O uso de chás é liberado, mas ele sozinho não consegue controlar a pressão.
4 – A substituição do sal normal pelo sal light é uma das sugestões dos profissionais de saúde para quem sofre de hipertensão.
Jyana: Mito. O sal normal é cloreto de sódio e o sal light é cloreto de potássio, então é contra indicado para renal crônico. O sal light pode ser recomendado para pessoas que não tem problemas renais, porém sempre na quantidade certa, não adianta trocar o tipo de sal e usar muito porque vai fazer mau igual. O recomendando é o sal normal, o simples, mas em pouca quantidade.
5 – O consumo de bebidas a base de café ou alcoólicas podem influenciar nos níveis da pressão em pessoas com predisposição à hipertensão.
Jyana: Depende. O consumo de café, não (não se recomenda em grandes quantidades). Já a ingestão de álcool, sim.
6 – Se você quer prevenir a pressão alta, tire o saleiro da mesa!
Jyana: Perfeito! Troque o saleiro por limão e azeite de oliva.
7 – Uma alimentação com altas quantidades de comidas ultraprocessadas, como nuggets, macarrão instantâneo, bolachas, podem desencadear a hipertensão e também problemas cardíacos.
Jyana: Verdade. O consumo desses alimentos em excesso e com muita frequência pode sim corroborar na hipertensão e doenças cardiovasculares.
8 – Pacientes com hipertensão arterial devem evitar o consumo de carne suína, pois apresenta muita gordura.
Jyana: Mito. O consumo de carne suína pode ser recomendado igualmente como as outras carnes, dando preferência às partes com menos gordura e usando pouco sal como tempero.
A Fundação Pró-Rim foi fundada em 1987, em Joinville (SC), pelos médicos nefrologistas Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho com o propósito de oferecer um tratamento mais digno e diferenciado aos pacientes renais.
CLT4 dias agoNovas regras do crédito consignado CLT entram em vigor
Contabilidade3 dias agoJustiça suspende aumento de imposto para empresas do Lucro Presumido
Reforma Tributária3 dias agoReforma Tributária e notas fiscais: mudanças a partir de agosto
Imposto de Renda4 dias agoReceita abre consulta ao 1º lote da restituição automática do IR; veja quem recebe
CLT4 dias agoCalendário do PIS/Pasep 2026 está definido. Veja quando cai o abono
Contabilidade1 dia agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
MEI2 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
MEI4 dias agoDesenrola MEI começa nesta segunda com desconto de até 70%
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.