Contabilidade
Consulta Tabelas CST, cClass e Crédito Presumido para Reforma Tributária
Todas as Notas Técnicas apresentam regras de validação

As notas técnicas que preveem a criação da estrutura de dados para alimentar a tributação relativa à Reforma Tributária do Consumo estão publicadas no portal e já existem prazos para a implantação desta versão no ambiente de homologação até do dia 28 de julho de 2025 para NFe, NFCe, BPe, CTe, NF3e e NFCom.
Todas as Notas Técnicas apresentam regras de validação que fazem referências às tabelas de CST, Classificação Tributária e Crédito Presumido e seus indicadores (flags) que obrigam ou vedam o preenchimento dos diversos grupos de informações no XML do Documento Fiscal.
Leia também:
- Como empresas podem reduzir prejuízos com vazamentos ocultos
- CFC oferece 25 cursos gratuitos e online que contam pontos para o PEPC
- 68% das famílias CLT dependem de uma única renda
- ECF 2026: Sintéticas ou analíticas e quais contas deve-se fazer o ‘De/Para’
- Lojistas e trabalhadores entregam proposta ao governo sobre trabalho no comércio em feriados
Visando facilitar o entendimento da aplicação prática destas regras de validação, e sobretudo, trazer dados mais concretos de que forma os ambientes de autorização dos documentos fiscais trabalharão as validações, estamos publicando na forma de consulta deste portal o acesso visual a estas tabelas.
Tabelas de CST e cClass: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/DFE/TabelaClassificacaoTributaria
Tabela de Crédito Presumido: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/DFE/TabelaCreditoPresumido
O trabalho de levantamento de situações, aderência à legislação e prospecção de regras de validação, assim como a própria composição destas tabelas é um trabalho em constante revisão e aprimoramento, o que pode resultar em modificações nestas informações.
Uma vantagem importante é que estas tabelas estão acessando o motor de validação em banco de dados, o mesmo que o sistema de autorização da SVRS estará utilizando. Assim, qualquer alteração nas tabelas refletirá imediatamente nas consultas do portal e na validação das regras dos documentos fiscais eletrônicos.
Fonte: Portal NF-e
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
CLT5 dias agoPlataforma do Crédito do Trabalhador sai do ar e suspende novos créditos
MEI5 dias agoGoverno abre mega feirão de descontos. MEIs têm vantagens
Contabilidade3 dias agoOperação contra fraude fiscal mira contador que gerenciava transações de R$ 55 milhões pelo celular
Contabilidade4 dias agoReceita e CGIBS liberam regras da nova DeRE. Seu sistema está pronto?
Imposto de Renda4 dias agoConsulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda abre hoje!
Contabilidade2 dias agoA pressão real da rotina contábil
Contabilidade3 dias agoAberto o prazo de justificativa para profissionais da contabilidade em débito com o PEPC
INSS4 dias agoGoverno atualiza procuração eletrônica no Meu INSS para aumentar segurança e facilitar acesso





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.