Contabilidade
CRCSC promove 5º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis com foco na Reforma Tributária

Entre os dias 12 e 14 de maio, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realizará a quinta edição do Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, reunindo especialistas, acadêmicos e profissionais da área para discutir os impactos e oportunidades trazidos pela Reforma Tributária.
Realizado em formato on-line, o evento contará com a participação de nomes de referência no cenário tributário nacional, além de proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos científicos de estudantes de diversas instituições de ensino superior do estado.
“A Reforma Tributária é um dos temas mais discutidos nos últimos anos, e este seminário cumpre um papel essencial ao aproximar o meio acadêmico e o mercado profissional dessa pauta tão estratégica para o país”, destaca Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC.
A programação do seminário foi organizada para oferecer um panorama amplo sobre os efeitos da Reforma Tributária, abordando suas consequências nas esferas federal, estadual e municipal.
Para Vitor Paulo Rigo, coordenador da comissão de Relacionamento do CRCSC com as Instituições de Superior de Santa Catarina, responsável por idealizar o evento, o Seminário abordará a complexidade e as implicações das mudanças no sistema tributário. “Esse é um dos principais temas que envolve nossa profissão nos dias de hoje e também impactará no futuro. Os acadêmicos precisam compreender exatamente quais são essas mudanças e de que forma ela impacta na vida do profissional. Queremos trazer conhecimento técnico suficiente para que estes alunos possam sair na frente em relação a essas mudanças.”
O evento conta com o apoio de instituições de ensino superior de todo o estado, incluindo Univali, IES / FASC, UNOESC, UNIPLAC, UFSC, UDESC, UNISUL, Uniasselvi, UNIVINTE, UNIDAVI, UCEFF, UNIARP, Católica SC, UNESC, Instituto de Ensino Superior Santo Antônio (INESA), Unochapecó, FEPESE.
Confira a seguir a programação:
1º Dia – 12 de maio de 2025
19h35 às 19h50 Abertura
19h50 às 20h50 Palestra: O que esperar da Reforma Tributária?
Palestrante: Fellipe Guerra
20h55 às 21h40 Palestra: Reforma Tributária: impacto nos Estados e municípios
Palestrante: Miqueas Liborio de Jesus
21h40 Encerramento do dia
2º Dia – 13 de maio de 2025
19h às 19h45 Apresentação de trabalhos científicos
20h às 20h10 Abertura
20h10 às 20h55 Palestra: Mitos e Verdades da Reforma Tributária
Palestrante: Paulo Henrique Pêgas
21h às 21h45 Palestra: Novos Rumos da Tributação Internacional com a Reforma Tributária da Renda
Palestrante: Dalton Luiz Dallazem
21h45 Encerramento do dia
3º Dia – 14 de maio de 2025
19h às 19h45 Apresentação de trabalhos científicos
20h às 20h10 Abertura
20h10 às 21h45 Mesa Redonda: Oportunidades nos Negócios da Reforma Tributária
Convidado 1 – Elcio Ghioto
Convidado 2 – Rodrigo Schwartz
Convidado 3 – Norma Martins
Moderadora: Justine Maria Arruda de Souza Neto
21h45 Encerramento do Evento
Marisa Luciana Schvabe de Morais – Presidente do CRCSC
Vitor Paulo Rigo – Coordenador da Comissão IES
-
Fique Sabendo5 dias ago
PF Assume Controle de Armas de CACs em Julho; Exército Deixa Fiscalização
-
CLT5 dias ago
Riscos psicossociais: MTE prorroga implementação da NR1 para 2026
-
Reforma Tributária5 dias ago
Reforma Tributária e o Agro: Novo IVA Traz Benefícios, Mas Exige Adaptação e Cautela do Produtor
-
Fique Sabendo5 dias ago
Prazo para regularizar título de eleitor termina segunda (19)
-
Imposto de Renda5 dias ago
Como tirar o extrato do INSS para fins de Imposto de Renda?
-
Direito5 dias ago
Reforma Tributária: Disputa entre Entidades de Prefeitos Pode Atrapalhar Conselho do Novo Imposto?
-
MEI5 dias ago
MEI: Alerta Geral! Prazo da Declaração Anual (DASN-Simei) 2025 Encerra em 31 de Maio
-
INSS5 dias ago
INSS: Guia Completo para Ressarcimento de Descontos Indevidos