News Yahoo
Desconto de 3% para pagamento do IPVA 2022 em cota única no RJ

O governador Cláudio Castro publicou decreto no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12/06), que concede desconto de 3% para os donos de veículos que pagarem em cota única o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.
A redução valerá para os pagamentos efetuados de acordo com o calendário anunciado em 30 de novembro (vide data abaixo).
O primeiro vencimento da quitação integral e da primeira parcela acontece no dia 21 de janeiro do próximo ano, para os veículos com placa final 0 (zero).
Para os proprietários de veículos que prefiram parcelar, serão permitidos três meses de parcelamento, sem desconto de 3%, dependendo da matrícula final do veículo.
O IPVA deve ser pago por meio do Guia de Liquidação de Dívidas (GRD), que o contribuinte pode resgatar online no portal da Sefaz-RJ ou no Banco Bradesco. É necessário possuir o número do Cadastro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.
Sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV).
A Sefaz-RJ possui um portal dedicado que disponibiliza informações e serviços relacionados ao IPVA. Para acessar, basta acessar o endereço.
Confira abaixo o calendário:
| Final de Placa | Vencimentos | ||
| Cota Única ou 1ª parcela | 2ª parcela | 3ª parcela | |
| 0 | 21/jan | 21/fev | 23/mar |
| 1 | 24/jan | 23/fev | 25/mar |
| 2 | 25/jan | 24/fev | 28/mar |
| 3 | 26/jan | 25/fev | 29/mar |
| 4 | 27/jan | 03/mar | 04/abr |
| 5 | 28/jan | 04/mar | 05/abr |
| 6 | 31/jan | 07/mar | 06/abr |
| 7 | 01/fev | 08/mar | 07/abr |
| 8 | 02/fev | 09/mar | 08/abr |
| 9 | 03/fev | 10/mar | 11/abr |
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.