Chamadas
Dia das Crianças: CFC incita doações aos Fundos das Crianças e dos Adolescentes
A Declaração Anual do Imposto de Renda pode ajudar projetos sociais em prol de crianças durante o ano todo. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que os contribuintes façam doações deduzidas diretamente do imposto de renda com destino para os Fundos das Crianças e dos Adolescentes.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) incentiva esta prática, já que a doação não custa nada para o contribuinte, pois, aquele que tem saldo a pagar do imposto de renda, assim que fizer a doação, terá esse valor abatido do total devido.
Criados por lei, estes Fundos têm como objetivo financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como das famílias. Todos os recursos arrecadados pelos fundos são complementares ao orçamento para o financiamento das ações para a infância e adolescência.
Como fazer a doação?
Para colaborar com os fundos fora do período da declaração de Imposto de Renda, que acontece nos meses de março e abril, basta realizar a doação diretamente aos Fundos das Crianças. Para isso, deve-se procurar o Conselho Gestor do respectivo Fundo, pegar todas as informações necessárias e efetuar o pagamento por meio de um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
O Conselho Gestor emitirá um recibo para o contribuinte, que poderá ser deduzido em sua próxima declaração do Imposto de Renda, realizando o abatimento do valor já doado. Lembrando que neste momento, fora do período da declaração, é possível doar até 6% do imposto que será devido.
É necessário que o fundo escolhido possua CNPJ e também que este esteja ativo. O fundo deverá emitir recibo das doações e declarar os valores recebidos dos contribuintes. Este procedimento é necessário para que os doadores não caiam na malha fina. O fundo que receber doações deverá, portanto, no exercício seguinte ao recebimento das doações, fazer constar em sua Declaração de Benefícios Fiscais (DBF) o CNPJ/CPF e os valores recebidos de cada doador.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Imposto de Renda2 semanas ago
6 dicas para aumentar a sua restituição no Imposto de Renda 2025
-
INSS2 semanas ago
60 anos? Brasileiros têm direito a 5 benefícios exclusivos
-
Contabilidade2 semanas ago
Transforme sua contabilidade com um planejamento estratégico eficaz! Saiba como.
-
CLT2 semanas ago
MTE atualiza regras de fiscalização do FGTS
-
Contabilidade2 semanas ago
Contabilidade empresarial mudou! Veja o que está diferente
-
Contabilidade2 semanas ago
Alerta! Quando o Conselho de Contabilidade pode te multar? Entenda
-
Fique Sabendo2 semanas ago
Esse país da Europa fala português e aceita brasileiros sem visto
-
Contabilidade2 semanas ago
Exame de Suficiência 1/2025: confira o gabarito da prova do CFC!