Contabilidade
Escrituração Contábil Digital: terceirização e uso de tecnologia otimizam processos e contribuem para a eficiência de empresas

O dia 30 de junho marcará o prazo final para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), uma obrigação acessória fundamental para mais de 1 milhão de empresas no Brasil, especialmente para aquelas que se enquadram no Lucro Presumido ou no Lucro Real. A ECD exige um alto nível de precisão e conformidade com a legislação e tem como foco a digitalização dos livros contábeis e demonstrações financeiras de forma detalhada e estruturada, garantindo maior transparência e integridade das informações.
As empresas que não apresentarem a ECD no prazo estabelecido ou entregarem o documento com informações incompletas ou incorretas podem enfrentar consequências como multas, impedimentos e penalidades.
Diante da complexidade e do rigor exigidos para a entrega dessas obrigações, muitas empresas optam por contar com uma consultoria especializada para a entrega do serviço. Profissionais experientes e focados no tema garantem não apenas o cumprimento das normas vigentes, mas também uma revisão criteriosa das informações, reduzindo riscos de inconsistências e autuações fiscais. Além disso, oferecem suporte na interpretação de normativas e otimizam processos internos, permitindo que a empresa foque em seu core business sem preocupações excessivas com essas obrigações contábeis e fiscais. O auxílio de especialistas proporciona segurança na transmissão dos dados, minimizando erros e agilizando a tomada de decisões estratégicas baseadas em informações confiáveis e precisas.
Diretor de BPO da MCS Markup, Rafael Atalla acrescenta que, somada ao suporte especializado, a tecnologia tem desempenhado um papel crucial na automação e otimização da ECD, aumentando a eficiência operacional e a prevenção de riscos, dando mais tranquilidade às empresas na gestão de suas obrigações contábeis e fiscais.
“Com a automação inteligente, é possível reduzir erros manuais, melhorar a qualidade dos dados e assegurar que a companhia esteja sempre em conformidade com as exigências do Fisco”, explica Atalla.
Além disso, o uso de tecnologia possibilita um monitoramento contínuo das informações contábeis, permitindo correções proativas antes da entrega das obrigações.
“Para as empresas, é fundamental contar com soluções avançadas como robôs e RPAs para facilitar a coleta, a análise e a submissão de informações contábeis, garantindo maior agilidade, segurança e precisão no processo”, afirma o diretor da MCS Markup.
Leia também:
- Harvard aponta o grande problema de trabalhar sozinho – e não é falta de dinheiro
- Papa criou novo “modelo econômico” e poucos sabem; 20 países apoiam
- O melhor investimento de todos? Veja o ativo que só valoriza há muito tempo
- Alerta! Governo apreende arroz e feijão com grave problema; veja mais
- Pix e a Declaração do Imposto de Renda 2025: Entenda as Regras
-
Fique Sabendo6 dias ago
Ovos de Páscoa : Por Que o Brasil Tem Um Dos Chocolates Mais Caros do Mundo?
-
Contabilidade6 dias ago
Como o Termo de Responsabilidade garante a segurança do Contador
-
Fique Sabendo6 dias ago
Preço do diesel cai em R$ 0,12 para distribuidoras
-
Imposto de Renda6 dias ago
Imposto de Renda: Entenda como funciona a parcela isenta para aposentados
-
Fique Sabendo5 dias ago
Feriadão! Como fica o tempo na sua cidade hoje e no final de semana
-
Imposto de Renda6 dias ago
Declarar Imóveis no IR Ainda é um Desafio: Saiba os Erros Que Mais Levam Brasileiros à Malha Fina
-
Direito5 dias ago
Ambiente sujo? Veja quando trabalhador pode pedir adicional de insalubridade
-
Destaque5 dias ago
Como será o pagamento de IVA com a Reforma Tributária?