Contabilidade
eSocial: consulta da Qualificação Cadastral em lote está suspensa
Ainda não há previsão oficial para o restabelecimento do serviço

A funcionalidade de Consulta da Qualificação Cadastral em lote do eSocial está temporariamente suspensa desde o último sábado, 16 de agosto de 2025. A paralisação foi confirmada pelo ambiente oficial do sistema, que orienta os empregadores a utilizarem uma alternativa para validar os dados de seus trabalhadores.
A consulta em lote é uma etapa importante para garantir que as informações cadastrais dos trabalhadores estejam corretas antes do envio de eventos ao eSocial, evitando rejeições ou inconsistências.
Leia também:
- CNH aos 16 anos? Projeto propõe grandes mudanças no trânsito brasileiro
- Mudança no MEI ganha força após debate sobre escala 6×1
- Municípios em alerta sobre novas regras para o Simples Nacional com efeitos em 2027
- eSocial atualiza regras técnicas e se prepara para o CNPJ alfanumérico
- Os reais desafios de ser MEI no Brasil
Com a suspensão da ferramenta, empresas e profissionais de contabilidade devem recorrer, temporariamente, à consulta pública do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, disponibilizada pela Receita Federal.
Essa alternativa está disponível no endereço:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp
Segundo o governo federal, a ferramenta é de acesso público, não exige certificado digital e é suficiente para qualificar as informações do trabalhador no momento do registro de eventos no sistema do eSocial.
Enquanto a consulta em lote permanece indisponível, a recomendação é que empregadores redobrem a atenção ao validar os dados cadastrais de seus colaboradores individualmente, evitando atrasos e retrabalho no cumprimento das obrigações acessórias. Ainda não há previsão oficial para o restabelecimento do serviço suspenso.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
INSS5 dias agoINSS define novo lote de pagamentos. Saiba quem vai receber primeiro
Contabilidade4 dias agoMudança no IR e eSocial: Nova regra para o “Sistema S” já está valendo para as empresas
Reforma Tributária4 dias agoReforma Tributária: agosto define início de penalidades para empresas
Contabilidade5 dias agoMultas e bitributação: Quanto custa ignorar os novos códigos fiscais em 2026?
MEI5 dias agoMEIs que perderam prazo da declaração anual já podem se regularizar
Contabilidade5 dias agoECD 2026: prazo até dia 30 e o que é preciso saber para evitar erros
Contabilidade3 dias agoContabilidade: como se destacar no mercado em 2026
Economia4 dias agoPIS/Pasep: novo lote do abono salarial será liberado no dia 15






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.