Economia
Faturamento da indústria cai 5,3% em agosto; mostra CNI

O faturamento da indústria brasileira registrou queda de 5,3% em agosto na comparação com junho, marcando o quarto resultado negativo em seis meses, segundo os indicadores divulgados nesta terça-feira (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O recuou impactou o acumulado do ano. Até julho, o faturamento industrial de 2025 era 5,1% superior ao mesmo período de 2024, mas com os dados de agosto, o crescimento anual caiu para 2,9% em relação aos oito primeiros meses do ano passado.
A especialista em Políticas e Indústria da CNI, Larissa Nocko, atribui essa tendência a fatores conjunturais. “O primeiro deles é o patamar elevado dos juros, que impacta o crédito e o crescimento econômico como um todo. Um segundo elemento é a entrada de bens importados, especialmente de consumo, capturando boa parte do mercado consumidor da indústria nacional. Além disso, a valorização do real frente ao dólar torna os produtos brasileiros mais caros no exterior, afetando as exportações”, explica.
Produção e capacidade instalada
As horas trabalhadas na produção industrial recuaram 0,3% de julho para agosto. No acumulado de 2025, o indicador ainda registra crescimento de 1,6%.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) teve leve recuperação, subindo 0,2 ponto percentual em agosto, para 78,7%, um pouco abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, quando a UCI estava em 79,0%.
Emprego e renda do trabalhador industrial
O emprego se manteve pelo quarto mês consecutivo, embora apresente crescimento de 1,5% na comparação anual e de 2,2% no acumulado de janeiro a agosto de 2025.
Ademais, o mercado de trabalho industrial mostrou sinais de perda de poder aquisitivo. A massa salarial caiu 0,5% em agosto e recua 2% no acumulado do ano.
📲Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!
Leia também:
- Impasse fiscal trava negociações para reajuste do teto do Simples e do MEI
- Receita atualiza regras da DeRE, nova declaração do IBS e da CBS
- Caixa libera saque-aniversário do FGTS para grupo de trabalhadores
- Confira quem não precisa fazer a prova de vida presencial do INSS
- Reforma Tributária: Imersão gratuita desvenda o “mapa do dinheiro” para escritórios contábeis
INSS5 dias agoÉ possível se aposentar aos 55 anos e com 15 anos de contribuição?
Reforma Tributária4 dias agoReforma tributária muda o cálculo do Simples Nacional e acende alerta para pequenas empresas
CLT5 dias agoQuando cai o quinto dia útil de junho de 2026?
MEI5 dias agoIR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita
Contabilidade5 dias agoSistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas
CLT5 dias ago40 horas e 2 folgas: Câmara aprova PEC que põe fim a jornada 6×1
Imposto de Renda5 dias agoDeixou para a última hora seu IR 2026? Veja como declarar mais rápido
Reforma Tributária4 dias agoPrazo para envio de sugestões ao Regulamento do IBS é prorrogado

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.