Negócios
Gerenciamento das emoções: Essencial para o retorno ao trabalho

Uma das grandes preocupações neste momento em que muitas empresas, no Brasil, estão retomando as atividades presenciais ou optando pelo modelo híbrido de trabalho, após mais de seis meses de home office, é em relação ao gerenciamento das emoções e do bem-estar mental dos profissionais.
Especialistas alertam que a situação pode desativar as defesas psíquicas e exacerbar sentimentos como estresse, angústia, ansiedade e depressão.
Sendo assim, é fundamental que as pessoas desenvolvam ainda mais sua inteligência emocional, ao passo que as empresas precisam adotar estratégias de acolhimento, escuta e acompanhamento para identificar sinais de transtornos, ainda que leves.
A orientação é da diretora, board advisor e headhunter da Prime Talent, Bárbara Nogueira, que também tem formação em psicologia.
Ela explica que, diante da pandemia, todos tiveram que se reinventar e alterar completamente suas rotinas.
Agora, novamente, precisam se adaptar a um “novo normal” no local de trabalho, com alguns vivenciando o medo do contágio pelo coronavírus, outros que estavam felizes com a atuação remota, além daqueles que apresentam sequelas do isolamento ou dificuldades particulares.
“A volta pode ser até mais desafiadora para as lideranças, por isso o gerenciamento das emoções é muito importante.
Não se pode negligenciar esse aspecto, que tem grande impacto na motivação da equipe, na performance dos profissionais, nos resultados e no lucro das companhias”, destaca.
A executiva observa que, assim como estão atentas à segurança e à saúde física dos colaboradores, os líderes devem ampliar a psicologia corporativa, com implementação de avaliações de sintomas emocionais e de ações eficazes para reduzir ou prevenir eventuais problemas, garantindo o bem-estar mental de todos.
Inclusive, daqueles que seguirão em home office. “É necessário, mais uma vez, que as organizações se adaptem com rapidez e da forma mais natural e humanizada possível, minimizando possíveis abalos psicológicos”, completa.
Por outro lado, Bárbara lembra que cada pessoa também tem que fazer a sua parte. “No mundo atual, mais do que nunca, a necessidade de buscar o autoconhecimento e trabalhar as próprias emoções de forma inteligente e produtiva aumentou exponencialmente.
A inteligência emocional é, hoje, um dos principais diferenciais no mundo corporativo. Está ligada ao autocontrole, automotivação, empatia e relações sociais”, detalha.
Assim, a dica, entre outras, para evoluir nessa habilidade é ampliar a consciência de si próprio e a capacidade de reconhecer os desencadeadores emocionais, os pontos fortes e fracos, valores e objetivos.
E de que maneira tudo isso afeta os pensamentos e comportamentos no dia a dia.
Por Prime Talent é uma empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte
-
Fique Sabendo1 dia ago
Rich Miner lança solução de mineração em nuvem conveniente para entusiastas de criptomoedas
-
Direito2 dias ago
Aposentadoria no Brasil Pode Chegar a 78 Anos Sem Novas Reformas
-
Destaque1 dia ago
O melhor investimento de todos? Veja o ativo que só valoriza há muito tempo
-
Reforma Tributária1 dia ago
Pigatti lança ferramenta inovadora para profissionais da saúde entenderem os impactos da Reforma Tributária
-
Economia2 dias ago
Atenção: Revelamos as Chances REAIS de Acertar os Prêmios das Loterias da Caixa!
-
Contabilidade1 dia ago
Como pagar menos impostos e lucrar mais com uma sorveteria no Simples Nacional! Descubra
-
Concursos16 horas ago
CNU 2025 deve ter 3 mil vagas, edital será divulgado em breve!
-
Fique Sabendo1 dia ago
Papa tinha uma Harley exclusiva! Conheça a moto e o valor de leilão