Chamadas
Hackers invadem sistema de empresa contábil e exigem mil dólares em bitcoin

Uma empresa que presta serviços de contabilidade pública em Boa Vista teve o sistema hackeado e os arquivos criptografados. Os invasores exigem $ 1,2 mil dólares convertidos em bitcoin para liberar os dados, segundo denunciou um funcionário da firma à Polícia Civil nesta segunda-feira (1º).
Os hackers deixaram mensagens em espanhol e inglês no sistema da empresa onde informam sobre o ataque cibernético. O texto contém ainda informações, de forma autoexplicativa, sobre como proceder para liberar os dados. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.
“Eles criptografaram todos nossos bancos de dados. Nossa empresa presta serviço de contabilidade pública. Ao longo de dez anos fomos juntando nossos arquivos. Cada ano, fazemos um banco de dados. Quando ocorreu isso [hackear], a nossa base [sistema] ficou corrompida”, explicou o funcionário.
Ele disse ainda que na mensagem deixada após o ataque virtual foi fixado um prazo para o pagamento para que haja a liberação dos dados. O bitcoin é uma moeda virtual criada em 2008 e que não é regulamentada por nenhuma autoridade financeira.
“Caso contrário, no dia 3 de outubro, o valor será dobrado. Prestamos serviços para prefeituras e câmaras municipais. Então, essas instituições têm Portal da Transparência e prestam contas mensais [de gastos públicos]. Todo nosso trabalho deste ano terá de ser refeito em um mês por conta dessa invasão no nosso sistema”, estima.
O funcionário revelou ainda ter entrado em contato com desenvolvedor do sistema contábil usado pela empresa, e teve a confirmação de que o ocorrido foi de fato uma a invasão cibernética.
“Ele disse ser comum este tipo de crime no Brasil e que vem ocorrendo muito. Não temos certeza da nacionalidade de um hacker desse. De onde age. Acredito que não é de Boa Vista”, afirma.
Conforme o funcionário, ele disse que será feito uma perícia no sistema contábil no equipamento invadido.
Mensagem
Na mensagem deixada dentro do sistema contábil da empresa, os hackers escreveram em espanhol: “Nós sentimos, mas seus arquivos foram criptografados”.
“Não se preocupe, podemos ajudar a recuperar todos os seus arquivos”, diz outro trecho da mensagem, que ainda tem um cronômetro do tempo para pagamento.
Para não deixar dúvidas do ataque cibernético e do sequestro de dados, os invasores elaboraram um texto com perguntas e respostas e deixaram o método a ser adotado para recuperar os arquivos. Com G1-RR
Contabilidade4 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Contabilidade2 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Contabilidade4 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
Imposto de Renda4 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
INSS4 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade4 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Contabilidade5 dias agoSPED passa por transição de sistema nesta sexta (29) e altera navegação





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.