Destaque
Imposto de Renda: qual chave PIX pode ser usada na restituição?
Desde que o PIX passou a ser uma opção para o recebimento da restituição do Imposto de Renda (IR), os contadores têm recebido com o mesmo pedido dos clientes, que sempre enviam uma chave PIX diferente para receber o pagamento.
Entretanto, para acabar com essas dúvidas, viemos esclarecer mais detalhes e destacar a importância de se atentar a chave PIX ao escolher ela como forma de recebimento do imposto Renda.
Portanto, se você ainda não entendeu como funciona o PIX na sua declaração, nós vamos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o IR 2025.
Qual chave PIX pode ser usada para receber a restituição?
Desde 2022 os contribuintes podem optar por receber a restituição do Imposto de Renda por meio do PIX. Com isso, nos últimos anos, quem optar pelo PIX e/ou pela declaração pré-preenchida vai receber prioridade para recebimento dos seus valores (quando tiver direito).
Entretanto, o que muitos não sabem é que a única chave PIX que realmente pode ser utilizada para receber o Imposto de Renda é o CPF. Portanto, não adianta tentar escolher outras chaves como telefone ou e-mail.
Enfim, somente o CPF do titular da declaração pode ser utilizado para recebimento da restituição através do PIX, é extremamente importante se atentar aos detalhes.
Leia também:
- Abandono de emprego: entenda o prazo e as consequências severas
- Valores esquecidos do FGTS: prazo final se aproxima! Veja como sacar!
- PGFN reabre negociações para MEIs e PMEs com até 70% de desconto!
- Crédito do Trabalhador: preocupação redobrada e sinal de alerta para o Contador
- Conflito entre Israel e Irã: Quais as possíveis consequências para o bolso do brasileiro?
Cuidados ao optar pelo PIX no Imposto de Renda
Quando alguém opta pelo PIX para receber a sua restituição, é preciso se certificar de que aquele o CPF está cadastrado em que o titular tenha acesso, o declarante pode alterar a conta até antes do pagamento da restituição para fazer a portabilidade da chave ou alterar a forma de recebimento, se necessário.
Entretanto, caso o contribuinte opte pelo por receber a restituição via PIX e a chave não esteja cadastrada em conta válida, ele não perderá seu dinheiro. A Receita Federal já publicou algumas orientações sobre isso, confira:
“Se a chave PIX (CPF do titular da declaração) não estiver cadastrada (associada a uma conta válida), o valor não será creditado e o contribuinte terá que reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”.
-
Contabilidade6 dias ago
CFOs do Futuro: De Guardiões de Balanço a Arquitetos da Criação de Valor
-
MEI4 dias ago
O que acontece se o MEI ultrapassar o seu teto de faturamento?
-
INSS6 dias ago
Regra do INSS surpreende mulheres que vão se aposentar em 2025
-
Fique Sabendo4 dias ago
Etapas do planejamento estratégico ágil: 7 passos para conquistar resultados
-
Fique Sabendo6 dias ago
Estágio no IBGE: 351 vagas com Bolsas de até R$ 1.125!
-
INSS4 dias ago
Calendário INSS: pagamentos de junho se aproximam
-
Fique Sabendo6 dias ago
Enem 2025: MEC abre inscrições para certificadores que desejam atuar
-
Contabilidade4 dias ago
Por que contadores que ignoram o marketing digital estão ficando para trás?