Connect with us

Fique Sabendo

INSS: 4 coisas que podem suspender o seu benefício

Confira algumas dicas que vão impedir que o seu benefício do INSS seja suspenso, se informe e evite problemas.

Autor: Matheus Vinicius Ribeiro

Publicado em

Milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS recebem pagamentos todos os meses, por essa ser a única renda de muitos segurados, o medo de que ela seja cortada é gigantesco.

Um mês sem receber pagamentos do INSS pode significar um período sem pagar as contas e até mesmo sem se alimentar, portanto, quem conta com esses valores precisa se atentar aos detalhes.

Existem alguns pontos que podem prejudicar a vida de um beneficiário, fazendo com que ele fique sem receber os seus pagamentos mensais, podendo ser prejudicado por conta disso.

Falta de saque do benefício

Saiba que ficar muito tempo sem sacar ou movimentar o seu benefício pode te trazer problemas, quem ficar mais de 60 dias sem movimentar a conta pode ter os valores suspensos. Portanto, é preciso lembrar que a conta que você recebe seu pagamento não deve ficar parada nem servir para guardar seus valores.

Entretanto, o INSS alerta que essa suspensão só acontece para quem usa cartão magnético, quem recebe em conta-corrente não precisa se preocupar.

Ausência de prova de vida do INSS

Para os segurados que recebem benefícios de longa duração a prova de vida se torna obrigatória, podendo ser realizada até mesmo online. Em 2025 a falta de prova não suspende seu benefício, mas em outras situações isso pode acontecer.

Atualmente o INSS utiliza um sistema de cruzamento de dados, possibilitando que os beneficiários comprovem que estão vivos realizando operações como acessar o “Meu INSS” com o selo ouro ou realizando um empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico, por exemplo.

Falta na perícia obrigatória

Quem recebe benefícios temporários e aposentadoria por invalidez precisa passar pela perícia do INSS periodicamente. Faltar à perícia obrigatória pode ocasionar diversos problemas como a suspensão dos pagamentos.

Portanto, se você não quer perder a sua aposentadoria ou auxílio, respeite os prazos das perícias.

Leia também:

Beneficiário de aposentadoria especial do INSS que volta a trabalhar com atividade nociva

O aposentado especial que decidiu continuar ou voltar ao trabalho em atividade considerada nociva à saúde, ou integridade física, vai ter o pagamento suspenso durante o período de trabalho. Entretanto, o benefício pode ser liberado quando o trabalhador deixar a atividade prejudicial.

Lembrando, o aposentado especial pode exercer atividades comuns de trabalho, mesmo recebendo a aposentadoria especial, desde que elas não ofereçam risco à saúde do trabalhador.

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil

Dark