Chamadas
IPVA: Conheça as duas propostas que preveem o fim da cobrança

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) diz respeito a uma cobrança anual feita aos cidadãos que possuem veículos no Brasil. O imposto tem caráter estadual, logo, as regras, bem como a alíquota que irá incidir varia conforme o estado brasileiro.
Atualmente, há duas propostas em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que preveem o encerramento da cobrança do imposto. Ambas as discussões surgiram mediante a ideias legislativas que devido ao grande apoio de mais de 20 mil votos, tornaram-se sugestões legislativas e entraram em pauta entre os senadores que ainda não emitiram um parecer.
Sobre as ideias legislativas
A sugestão de nº 50 entrou como ideia legislativa ainda em agosto de 2019. Em suma, a proposta indicou a renovação da frota, requerendo investimentos em tecnologia e segurança nas rodovias brasileiras. Na época, a iniciativa contou com o apoio de 20.876 votos em um período inferior a quatro meses, viabilizando que a ideia fosse convertida em uma sugestão legislativa que, hoje, ainda é avaliada na CDH.
Outra sugestão que está em trâmite na comissão, é a de nº 42, lançada ainda em julho de 2019. A proposta atingiu a marca dos 20 mil votos em cerca de um mês, que assim como a outra ideia legislativa ainda é discutida entre os senadores.
Em suma, ambas as sugestões pedem o fim da cobrança anual que incide sobre a propriedade de veículos, sob a justificativa de que outras taxas já estão atreladas ao automóvel, tais como, gastos com combustíveis, manutenção e compro de outros produtos de natureza automotiva.
Lembrando que para uma ideia legislativa se tornar uma sugestão, é preciso que haja um grande apoio da população em um determinado espaço de tempo. De modo breve, caso a indicação some mais de 20 mil votos em até 4 meses, ela será considerada uma sugestão legislativa e direcionada à CDH para o debate que deverá chegar a um parecer.
Ambas as ideias já tramitam há um pouco mais de 3 anos, e requerem a criação de novas leis ou alterações na atual legislação que coloquem um fim no IPVA anual, em busca de um certo equilíbrio social. O objetivo é estabelecer que a cobrança incida apenas na compra do veículo.
Alíquota do IPVA por estado
| Estado | Alíquota do IPVA sobre o valor do automóvel |
| Acre | 2,00% |
| Alagoas | 3,00% |
| Amazonas | 3,00% |
| Amapá | 3,00% |
| Bahia | 2,50% |
| Ceará | 3,00% |
| Distrito Federal | 3,50% |
| Espírito Santo | 2,00% |
| Goiás | 3,75% |
| Maranhão | 2,50% |
| Minas Gerais | 4,00% |
| Mato Grosso | 3,00% |
| Mato Grosso do Sul | 3,50% |
| Pará | 2,50% |
| Paraíba | 2,50% |
| Paraná | 3,50% |
| Pernambuco | 3,00% |
| Piauí | 2,50% |
| Rio de Janeiro | 4,00% |
| Rio Grande do Norte | 3,00% |
| Rio Grande do Sul | 3,00% |
| Rondônia | 3,00% |
| Roraima | 3,00% |
| Santa Catarina | 2,00% |
| Sergipe | 2,50% |
| São Paulo | 4,00% |
| Tocantins | 2,00% |
Contabilidade4 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Contabilidade2 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Contabilidade4 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
Imposto de Renda4 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
INSS4 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda3 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade4 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Contabilidade4 dias agoSPED passa por transição de sistema nesta sexta (29) e altera navegação































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.