Chamadas
Lula indicará Cristiano Zanin para o STF

O advogado Cristiano Zanin deve ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A informação é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que se reuniu ontem com Zanin.
“Me encontrei ontem com Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e, chegando, vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre que dará andamento à mensagem na CCJ”, declarou o parlamentar.
Zanin ocupará a posição anteriormente ocupada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
Desde o início, o advogado que defendeu Lula nos casos da Lava-Jato era amplamente considerado como favorito para a posição.
As declarações de Lula foram feitas após uma reunião bilateral com o presidente da Finlândia, Saulo Ninistö, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Quem é Cristiano Zanin?
Cristiano Zanin Martins, advogado especializado em litígios estratégicos e decisivos, tanto no âmbito empresarial quanto criminal, nacional e transnacional, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.
Ele se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999 e foi o advogado responsável por anular as condenações do presidente Lula na Operação Lava-Jato perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

Através de um processo liderado por Zanin, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula em 2018 violou o devido processo legal, resultando na proibição de sua participação nas eleições daquele ano, o que infringiu seus direitos políticos como atual presidente.
Leia Também: Senado Aprova MP Dos Ministérios Por 51 Votos A 19
Cristiano Zanin Martins é sócio fundador do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare, que se dedica à produção de conteúdo científico e análise de casos emblemáticos relacionados ao fenômeno do Lawfare – o uso indevido e abusivo da lei para fins políticos e militares. Além disso, Zanin é autor do livro “Lawfare: uma introdução” (2019).
O advogado também atuou como professor de direito civil e direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.