Chamadas
Mais de um milhão de empresas correm o risco de serem excluídas do Simples Nacional
Mais de um milhão de empresas receberão a notificação via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) com Termo de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências que possuem débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Os empresários devem ficar atentos, pois o prazo será de 30 dias após a primeira leitura do termo para resolver todas as pendências listadas no relatório, por meio de pagamento à vista ou parcelamento. Os CNPJs com débitos que estão inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) terão a possibilidade de efetuar o parcelamento por meio de transação, podendo obter desconto sobre multa e juros.
Leia também: Simples Nacional: o que é, vantagens, impostos, como optar e muito mais!
Vale frisar que o DTE-SN poderá ser acessado pelo Portal do Simples Nacional. No Portal e-CAC o ingresso se dá por meio do site da Receita.
As empresas que não resolverem as pendências serão desenquadradas do Simples Nacional a partir do dia 1º de janeiro de 2024. O desenquadramento do Simples Nacional trará uma série de desvantagens para suas empresas tais como: unificação da arrecadação na guia DAS; facilitação de regularização; preferências em licitações; simplificação das obrigações acessórias; vantagens em taxas de juros em linha de créditos bancários.
O desenquadramento também pode aumentar significativamente a carga tributária da firma, pois ela passará a ser tributada pelo regime tributário geral, com isso os encargos sobre a folha de pagamento poderão aumentar até 25%.
Leia também: Simples Nacional: Atualizações Nos Limites De Faturamento
As empresas que regularizarem a totalidade de suas pendências dentro do prazo mencionado não serão excluídas pelos débitos constantes do referido Termo de Exclusão, tornando-o sem efeito. Continuará, portanto, no regime do Simples, não havendo necessidade de qualquer outro procedimento, sendo desnecessário o comparecimento em qualquer unidade da RFB.
Caso não haja a concordância dos débitos apresentado na notificação e se quiser impugnar deverá enviar a contestação ao delegado de julgamento da Receita Federal do Brasil e protocolá-la via internet, conforme orientado no site da RFB, menu Serviços > Defesas e Recursos > Impugnar exclusão do Simples Nacional.
Fonte: CRCSP
-
Economia6 dias ago
Inflação! Em 20 anos, veja quanto o real perdeu de valor
-
INSS6 dias ago
Decisão do STJ Impacta Aposentadoria Especial do INSS
-
Contabilidade5 dias ago
Sonegação Fiscal: PF deflagra operação no ES e SP e prende influenciadores digitais
-
Reforma Tributária2 semanas ago
Estratégias Fiscais Inteligentes para a Reforma Tributária
-
INSS1 semana ago
Abrir MEI apenas para contribuir com INSS é a melhor opção?
-
Contabilidade6 dias ago
Empreendedor, saiba como funciona o ISS fixo no Simples Nacional e evite surpresas!
-
Imposto de Renda6 dias ago
Imposto de Renda 2025: Declaração do VGBL, Prioridade na Restituição, Prazos e Deduções Essenciais
-
Imposto de Renda2 semanas ago
Atenção contadores: declaração do IRPF 2025 traz novos desafios