Chamadas
Ministério do Planejamento: Tebet anuncia equipe de secretários
Nesta quarta-feira (11) em uma entrevista coletiva, Simone Tebet, ministra do Planejamento, anunciou os primeiros nomes de seu secretariado.
Tebet anunciou cinco nomes, entre eles duas mulheres, porém o que chamou a atenção e causou embates, foi a falta de pessoas negras no anúncio. A ministra justificou dizendo que é “difícil” levar mulheres pretas para trabalhar em Brasília.
Segundo Tebet, mulheres pretas costumam ser arrimo de família, ou seja, sustentam a casa, por essa razão é difícil tirá-las de suas cidades. Na semana passada ao assumir a pasta, Tebet afirmou que vai prezar a diversidade e que assumiu um ministérios que é extremamente masculino.
Ele também havia afirmado que queria não só ter mulheres, mas mulheres pretas, juntamente com ela no comando do ministério.
Leia Também: AGU não representará Bolsonaro em inquérito sobre interferência na PF
Nomes anunciados
Gustavo Guimarães como secretário-executivo: Gustavo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Juiz de Fora (MG) também é mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Ele conta com uma vasta experiência em secretariado, sendo secretário parlamentar do Senado Federal, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria no antigo Ministério da Economia e secretário-adjunto da Fazenda.
Paulo Bijos como secretário de Orçamento Federal: Paulo será responsável por coordenar e supervisionar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a proposta de orçamento anual (LOA).
Leany Lemos como secretária de Planejamento: Leany é mestre em Ciência Política e também doutora em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília (UnB). Ela já foi secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.
Renata Amaral como secretária de Financiamento Externo e Integração Nacional: Renata é doutora em Direito e Comércio Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela Universidade de Maastricht (Holanda).
Sérgio Firpo como secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas: Sérgio é graduado em economia pela Unicamp, também é mestre em Economia pela PUC-Rio e PhD pela Universidade de Berkeley (Califórnia).
Leia Também: Visitas a Michelle: 1° sigilo de 100 anos imposto por Bolsonaro
Simone Tebet reconhece ausência de pessoas negras
A ministra afirmou em que recebeu “um monte de currículo”, uma lista na verdade de mulheres pretas e pardas, enviada pela ministra de igualdade racial, Anielle Franco.
Ela ressalta que gostaria que gostaria de ter Vilma Pinto como secretária-executiva-adjunta, porém ela não pode assumir o cargo, pois tem mandato pela IFI.
Tebet afirma que teve longas conversas com Vilma, que por mais experiente e importante que ela seria neste momento, ela também está cumprindo um papel muito relevante no Senado.
A ministra afirma que secretários e diretores pretos e pardos “vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional”.
Contabilidade4 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária4 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
INSS4 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Contabilidade3 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade3 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Fique Sabendo4 dias agoSenado aprova pagamento de pensão alimentícia via Pix
MEI5 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.