Chamadas
Ministro do STF estipulou que o ICMS de combustíveis deve ser unificado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu hoje (17) que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devem ser cobradas de forma uniforme pelos estados. A decisão começará a valer em 1º de julho.
Mendonça também determinou que a Petrobras deverá enviar ao Supremo documentos internos que justificaram a formação de preços dos combustíveis.
De acordo com a decisão, a base de cálculo do imposto deverá ser fixada conforme a média de preços praticados nos últimos 60 dias. Além disso, os estados deverão observar um intervalo mínimo de 12 meses entre a primeira fixação e o primeiro reajuste das alíquotas e de seis meses para os reajustes subsequentes.
A liminar foi motivada por uma ação protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender uma resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do ICMS.
As regras estabelecidas deverão ter vigência até que o Confaz edite novas regras conforme as balizas definidas pelo ministro.
Original de Agência Brasil
Contabilidade4 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Fique Sabendo5 dias agoCNJ reduz prazo de bloqueio judicial para 2 horas e fecha brecha usada por devedores
MEI5 dias agoAlerta! Golpes contra MEIs disparam neste período do Imposto de Renda
Fique Sabendo4 dias agoGoverno libera saldo residual do FGTS para 10,5 milhões de trabalhadores
Saúde5 dias agoNova regra entra em vigor hoje e muda a gestão da saúde mental nas empresas
Contabilidade3 dias agoSistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas
CLT5 dias agoCorpus Christi é feriado? Saiba aqui tudo sobre a data
Imposto de Renda4 dias agoReta final do IR 2026: quase 10 milhões ainda não declararam
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.