Chamadas
Nova Carteira Nacional de Identidade em todo país, veja quando solicitar
O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou nesta última quarta-feira (23) durante cerimônia no Palácio do Planalto um novo decreto que consta a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo país.
A nova Carteira Nacional de Identidade utilizará o CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física), como identificação única dos cidadãos brasileiros.
A emissão do novo documento será gratuita e os institutos de identificação terão o prazo até 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças. O novo decreto entrará em vigor no dia 1º de março.
Novo documento de identidade
De acordo com informações do governo, os documentos continuarão sendo emitidos normalmente pelos órgãos estaduais, todavia, terão o mesmo formato e padrão de emissão.
Os órgãos estaduais de registro civil vão validar a identificação dos cidadãos que realizarem o pedido através da plataforma Gov.br do governo federal.
Assim, além de ter a possibilidade de utilizar o documento físico que é emitido em papel, os brasileiros também terão acesso a nova identidade no formato digital, assim como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A validade do novo documento de identidade, quando estiver disponível, será de dez anos. Além disso, os atuais documentos dos cidadãos com até 60 anos de idade vão ser aceitos por um prazo de dez anos. Já os cidadãos com mais de 60 anos continuaram com o antigo RG válido por tempo indeterminado.
Além disso, segundo destacou o governo, o novo documento de identidade também poderá ser utilizado como documento de viagem, devido à inclusão do código no padrão internacional que poderá ser lido por equipamento, esse código trata-se do MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Como obter a nova carteira de identidade?
Segundo o governo, as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal vão ser responsáveis pela disponibilização do novo documento.
O prazo para que os institutos de identificação possam se adequar à nova norma vai até 3 de março de 2023, essa é a data máxima que os órgãos têm para estabelecerem um esquema de fornecimento do documento, que deverá ter a emissão 100% gratuita.
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.