Chamadas
Novo RG como documento oficial dos brasileiros; veja como pedir
Lançado como Documento Nacional Unificado, o novo documento oficial dos brasileiros acabou ganhando o apelido de RG digital e se trata de uma nova Carteira de Identificação para os brasileiros.
O novo RG digital foi lançado com dois principais objetivos, o primeiro deles é acabar com a necessidade de os brasileiros terem que andar com um CPF, um RG, uma CNH, um Título de Eleitor dentre outros.
Isso porque o novo documento será unificado e através do mesmo documento será possível exibir os dados dos mais variados documentos como até mesmo o registro do SUS.
Já o outro objetivo do novo RG digital é dificultar e reduzir drasticamente a falsificação de documentos dos cidadãos, de modo a evitar tentativas de fraude e estelionato.
Novo RG digital
Através de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no mês de fevereiro, o novo Documento Nacional Unificado (RG Digital) veio a ser instituído.
Como o decreto foi assinado recentemente pelo presidente e devido às proporções para a emissão do documento para toda a população, os órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças e consequentemente começarem a emitir o novo RG.
O novo RG Digital utilizará o CPF do cidadão como o registro principal, e trará no mesmo documento as informações relativas ao RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, PIS/Pasep e Cartão do SUS.
Como emitir o novo RG digital?
Como dito anteriormente, a emissão dos documentos será obrigatória a partir de março de 2023, quando os órgãos de identificação já estarão aptos para a emissão do documento.
Todavia, alguns Estados do país vão começar a emitir o documento mais cedo, como é o caso de Minas Gerais em que a emissão deve começar ainda neste primeiro semestre de 2022.
No caso, a emissão será feita para o cidadão que já tenha realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em demais órgãos de identificação.
O cidadão que venha solicitar o novo RG digital deverá instalar o aplicativo intitulado como DNI (Documento Nacional de Identidade), onde será preciso preencher um pré-cadastro e agendar o atendimento em um ponto físico ou virtual para o término do processo e emissão do documento.
Por fim, o aplicativo DNI ainda não está disponível e o processo de emissão do documento será informado pelos Estados, logo, o cidadão não precisa se desesperar para emitir logo o seu RG digital.
Contabilidade5 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Contabilidade3 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Contabilidade4 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
Imposto de Renda4 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
INSS4 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
Imposto de Renda4 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade5 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Contabilidade5 dias agoSPED passa por transição de sistema nesta sexta (29) e altera navegação
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.