Chamadas
Os impactos da dependência tecnológica na sociedade
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados discute, na terça-feira (27), os impactos da dependência tecnológica na sociedade. De acordo com o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que solicitou a realização do debate, a nomofobia – uma abreviação de no-mobile phobia, termo criado no Reino Unido para descrever a angústia de estar sem o aparelho celular ou outros aparelhos eletrônicos – já foi classificada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Embora no Brasil esse ainda seja um tema pouco conhecido, Japão e China já contam com centros de reabilitação e consideram essa dependência um problema de saúde pública”, afirma Ribeiro. “Dessa dependência advém sintomas físicos e emocionais, como angústia, ansiedade, irritabilidade, medo, crises de pânico, falta de ar, tontura e outros, podendo desencadear a depressão”, explica o parlamentar.
Leia também: Projeto Estabelece Que Todo Celular Ofereça Acesso Às Rádios FM
Aureo Ribeiro lembra que, em 2015, apresentou um projeto de lei (PL 2498/15) sobre o tema que já propunha a criação de centros de atenção aos usuários compulsivos de serviços de internet e redes sociais, a fim de orientar quanto à sua utilização de forma controlada e moderada.

Leia também: Prepara-Se! 47 Modelos De Celulares Perderão Suporte Do WhatsApp
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o coordenador do grupo de dependências tecnológicas do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Cristiano Nabuco;
– a psicóloga, especialista em fenomenologia existencial e mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Beatriz Mendes; e
– a psicóloga clínica e terapeuta cognitivo-comportamental Aline Paz.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 10.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Contabilidade4 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Fique Sabendo4 dias agoGoverno libera saldo residual do FGTS para 10,5 milhões de trabalhadores
Contabilidade3 dias agoSistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas
Imposto de Renda4 dias agoReta final do IR 2026: quase 10 milhões ainda não declararam
MEI4 dias agoMEI precisa ter certificado digital?
CLT3 dias agoQuando cai o quinto dia útil de junho de 2026?
INSS4 dias agoPF deflagra nova fase de operação contra fraudes em benefícios do INSS
MEI3 dias agoIR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.