Connect with us

Chamadas

Posso levar meu pet para o trabalho? Quais as regras?

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Você é dono de um animal de estimação e gostaria de levá-lo para o seu local de trabalho? Pois saiba que isso pode ser uma ótima atitude. Pesquisas comprovam que conviver com animais durante o expediente diminui o estresse, aumenta o bem-estar e, consequentemente, a produtividade. 

Ainda não é regra encontrar ambientes laborais abertos a animais de estimação, mas é uma tendência que veio para ficar e ganha força, principalmente, em escritórios compartilhados startups

Afinal, quais as vantagens de uma empresa ser pet friendly? Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe.

O que é uma empresa pet friendly?

São empresas onde o seu cão ou gato são muito bem-vindos. A expressão pode ser traduzida ao pé da letra como ‘amigo dos animais’ e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos, onde podem permanecer.

Os pets em ambiente de trabalho podem trazer benefícios, incluindo redução de estresse, além de deixar o trabalho mais satisfatório para os funcionários. 

Em São Paulo, alguns espaços de coworking aderem ao pet friendly. Mas é preciso respeitar algumas regras, como tamanho do animal dentre outras. O dono precisa ser capaz de carregar o cachorro dele no colo em caso de emergência. Outro quesito é a concordância: os colegas precisam estar de acordo com a presença do animal.

O Google também é uma das grandes companhias no mercado que adotaram a medida pet friendly em seus escritórios mundiais, assim como no Brasil. A prática já tem sido comum em países como Estados Unidos, enquanto por aqui as empresas começam a ver as enormes vantagens de ter seu amiguinho no ambiente de trabalho.

Quais os requisitos para levar seu pet ao trabalho?

Para o escritório receber os pets é necessário um espaço mínimo e regras de boa convivência para evitar acidentes, além de obedecer às normas do condomínio, caso o ambiente seja em um edifício corporativo. Em alguns locais, as empresas adotam o “dia do pet”, isto é, elegem um dia da semana em que os colaboradores podem levar seus “amiguinhos”.

Este tipo de atitude traz vários benefícios como a melhora no relacionamento interpessoal, a diminuição do estresse, maior motivação e comprometimento com a empresa.

Antes de começar a levar os animais aos escritórios, porém, é preciso se certificar se o animalzinho está com a saúde adequada. Por isso, antes de conduzir seu amiguinho, uma visita ao veterinário deve ser realizada.

No caso dos cães, a escolha da raça é importante. O golden retriever é dócil, diferentemente de animais de guarda, como rottweiler ou o pastor alemão. Caso o cachorro não esteja acostumado com pessoas, há treinamentos específicos para lidar com essas situações.  leve também a ração, a água, a caminha do cachorro e alguns brinquedos para ele se sentir seguro em um ambiente amigável.

Portanto, para  que tudo corra da melhor forma, as visitas dos pets em ambientes de trabalho precisam seguir regras pré-determinadas, como:

  • agendamento da visita;
  • limite de três animais da mesma espécie por dia;
  • responsabilidade dos funcionários em cuidar da alimentação desses animais.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil

Dark
Accessibility