CLT
Projeto de lei prevê licença de cinco dias para acompanhante de mãe solo
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei que concede licença de cinco dias consecutivos no trabalho à pessoa indicada pela mãe solo para acompanhá-la em nascimento, adoção ou guarda de criança ou adolescente. A proposta foi aprovada recentemente na Comissão de Trabalho.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Alfredinho (PT-SP), ao Projeto de Lei 5138/2023, da deputada Denise Pessôa (PT-RS), que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Leia também:
- Nova regra do trabalho em feriados começa a valer. Veja o que muda
- Agenda Tributária: Confira os prazos e as obrigações do mês de junho
- Por que o suporte da Trade24Seven pode fazer diferença na experiência do usuário
- INSS começa a pagar pensão para filhos de vítimas de feminicídio
- Mudança na CNH entra em vigor em junho e afeta novos motoristas
Pelo texto aprovado, a mãe solo deve declarar, por escrito, que não tem quem a ajude após o nascimento, adoção ou guarda judicial da criança ou adolescente. O acompanhante, por sua vez, precisa avisar o fato ao empregador com 30 dias de antecedência, apresentando a declaração e o atestado médico da mãe ou a certidão de adoção.
Se o parto ou a guarda for antecipado e não houver aviso com antecedência mínima de 30 dias, o acompanhante pode comunicar a ausência ao serviço por telefone ou mensagem, entregando o aviso formal depois.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Contabilidade5 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
INSS4 dias agoÉ possível se aposentar aos 55 anos e com 15 anos de contribuição?
CLT4 dias agoQuando cai o quinto dia útil de junho de 2026?
Fique Sabendo5 dias agoGoverno libera saldo residual do FGTS para 10,5 milhões de trabalhadores
MEI4 dias agoIR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita
Contabilidade4 dias agoSistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas
Imposto de Renda5 dias agoReta final do IR 2026: quase 10 milhões ainda não declararam
MEI5 dias agoMEI precisa ter certificado digital?





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.