Chamadas
Saiba mais sobre o exame admissional e demissional

Os exames admissional e demissional são exames médicos que devem ser feitos por lei pelo funcionário, no ato de contratação e demissão, com o objetivo de avaliar a condição de saúde antes e depois do período de contrato. Estes exames são essenciais para assegurar às empresas o estado de saúde física e mental dos funcionários, seja no início ou na finalização do contrato de trabalho.
Se você tem alguma dúvida sobre esses exames, como do que se trata, quais as diferenças entre eles e o prazo para a realização ao ser contratado ou desligado de uma empresa, saiba que este artigo foi criado para você!
Leia também: Empresa Pode Cobrar Teste De Gravidez Na Contratação Ou Demissão?
O que são os exames admissionais e demissionais
Os exames admissional e demissional são análises médicas que todo funcionário deve, por lei, passar, no momento em que é contratado (admissional) e desligado (demissional) de uma vaga de trabalho.
A função desses exames é avaliar o status de saúde do empregado antes e depois do período de contrato de trabalho.
Leia também: Admissão De Funcionários: Passo A Passo Completo
Para quem os exames admissional e demissional são obrigatórios?
Os exames admissional e demissional são obrigatórios para em vínculo empregatício regido pela CLT. Então mesmo que uma empresa ou empreendedor tenha um único funcionário, este deve passar por exames de admissão e demissão.

Estes exames encontram-se descritos no Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Decreto Lei nº 5.452, de 1º de Maio de 1943), o qual profere:
Art. 168 – Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho:
I – na admissão;
II – na demissão
III – periodicamente.
Para que servem
O exame admissional serve para averiguar o estado de saúde do empregado antes da contratação e o exame demissional serve para avaliar como está o estado de saúde do empregado depois de toda a vigência do contrato.
Quando devem ser feitos?
O exame admissional deve ser feito no ato da contratação, antes de o funcionário iniciar suas atividades na empresa.
Já o exame demissional deve ser feito 15 dias antes do desligamento, desde que o último exame médico periódico tenha sido realizado há mais de 135 dias (para as empresas de graus de risco 1 e 2, segundo o quadro I da NR-4) ou 90 dias (para as empresas de graus de risco 3 e 4).
Quais as vantagens para o empregado
Se, ao final do contrato, o exame demissional apontar que o empregado adquiriu problemas de saúde durante o período de contrato, motivados pelas atividades de trabalho, ele terá direito a receber uma indenização.
Quais as vantagens para o empregador
Os exames admissionais e demissionais evitam que a empresa seja penalizada por problemas que o empregado já tinha antes da contratação, ou terem sido adquiridos sem relação com sua atividade na empresa.
Original de ContaDr.
CLT4 dias agoPlataforma do Crédito do Trabalhador sai do ar e suspende novos créditos
MEI4 dias agoGoverno abre mega feirão de descontos. MEIs têm vantagens
Contabilidade5 dias agoCoaf: o impacto da não entrega da Declaração de Não Ocorrência
Contabilidade3 dias agoOperação contra fraude fiscal mira contador que gerenciava transações de R$ 55 milhões pelo celular
Contabilidade4 dias agoReceita e CGIBS liberam regras da nova DeRE. Seu sistema está pronto?
Imposto de Renda4 dias agoConsulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda abre hoje!
Economia5 dias agoConheça o ‘Índice Estádio FIFA’ que mostra como a FIFA cria uma economia paralela na Copa!
INSS4 dias agoGoverno atualiza procuração eletrônica no Meu INSS para aumentar segurança e facilitar acesso






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.