Chamadas
STF nega vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e empresas operadoras
Na terça-feira (5), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou que não existe vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as empresas operadoras das plataformas, estendendo essa interpretação a todas as plataformas.
O colegiado analisou uma decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais que havia reconhecido um vínculo de emprego entre um motorista e a plataforma Cabify.
Ao apresentar seu voto, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, destacou que a Justiça Trabalhista tem repetidamente desconsiderado precedentes do plenário do Supremo que afirmam a ausência de relação de emprego entre as empresas de aplicativos e os motoristas.
Moraes enfatizou que a Constituição permite outras formas de relação de trabalho, afirmando: “Aquele que faz parte da Cabify, da Uber, do iFood, tem a liberdade de aceitar as corridas que deseja, de definir seu horário e de estabelecer outros vínculos.”
Os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia seguiram o voto de Moraes.
Apesar de não reconhecer o vínculo empregatício, Cármen Lúcia expressou preocupação com o futuro dos trabalhadores e a falta de regulamentação de direitos.
Leia Também: App Concorrente Do Uber E 99 Contrata Motoristas Em Regime CLT
Ela ressaltou: “Nos preocupamos com esse modelo, o que não significa adotar o modelo da legislação trabalhista como solução. Não tenho dúvida de que, em 20 anos ou menos, teremos um grave problema social e previdenciário.”
Durante o julgamento, o advogado Márcio Eurico Vitral Amaro, representante da Cabify, argumentou que o modelo de trabalho da empresa não pode ser equiparado a uma relação de emprego nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Ele destacou que as mudanças tecnológicas influenciaram o mercado de trabalho, afirmando que os conceitos clássicos da relação de emprego não se aplicam a essas novas formas de trabalho humano. Essas formas não se enquadram nos limites estreitos da CLT.
Contabilidade4 dias agoReceita reduz pela metade prazo para empresas confirmarem notas fiscais
Imposto de Renda5 dias agoReceita notifica quase 1 milhão de contribuintes por dívidas no IR
Contabilidade5 dias agoGabarito preliminar do Exame de Suficiência 1/2026 é divulgado
Fique Sabendo4 dias agoCNJ reduz prazo de bloqueio judicial para 2 horas e fecha brecha usada por devedores
MEI4 dias agoAlerta! Golpes contra MEIs disparam neste período do Imposto de Renda
Saúde4 dias agoNova regra entra em vigor hoje e muda a gestão da saúde mental nas empresas
Fique Sabendo5 dias agoDesenrola 2.0 permite uso do FGTS para quitar dívidas. Veja como funciona
CLT4 dias agoCorpus Christi é feriado? Saiba aqui tudo sobre a data





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.