Chamadas
Veja em quais situações o trabalhador pode sacar o FGTS
Todo trabalhador com carteira assinada tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Neste caso, a empresa deve recolher 8% do salário do empregado mensalmente.
Mesmo tendo direito ao FGTS, o trabalhador só poderá retirar o dinheiro em determinadas situações previstas em lei.
Situações em que o saque do FGTS é permitido
O trabalhador só conseguirá sacar o valor integral do saldo do FGTS nas seguintes situações:
- Cidadãos a três anos ininterruptos sem registro na Carteira de Trabalho
- Dispensa sem justa causa;
- Em caso de calamidade pública, como em enchentes e vendavais;
- Em caso de falecimento do titular. O direito é estendido aos herdeiros habilitados;
- Em casos de financiamentos imobiliários pelo SFH;
- Fim do vínculo empregatício por acordo entre empregador e empregado;
- Na aposentadoria
- Na aquisição da casa própria;
- Para trabalhadores com 70 anos ou mais;
- Rescisão por culpa recíproca ou por força maior;
- Rescisão por falência da empresa;
- Rescisão por término de contrato por prazo determinado;
- Suspensão do trabalho avulso por período igual ou superior a 90 dias;
- Titular ou dependente portador de HIV;
- Trabalhadores ou dependente diagnosticados com câncer;
- Trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por causa de uma doença grave.
Saque-Aniversário
Existe uma outra situação em que o trabalhador pode retirar parte do saldo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O trabalhador que nasceu no mês de outubro vai poder aderir ao saque-aniversário do FGTS. A adesão é opcional. Quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão. Porém, a Caixa Econômica Federal alerta: é importante conhecer as características de cada modalidade ao optar pelo Saque-Aniversário:
Saque-Rescisão – sistemática na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Trata-se da modalidade padrão em que o trabalhador ingressa no FGTS.
Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, caso o trabalhador seja demitido no período entre 02/03/2022 e 31/05/2024, fará jus somente à multa rescisória, ficando o saldo remanescente disponível na conta do FGTS para movimentação somente nos casos previstos em Lei.
Segundo o banco, em média, 21 milhões de brasileiros já aderiram ao saque aniversário, assim, podendo sacar parte do FGTS todos os anos.
CLT4 dias agoPlataforma do Crédito do Trabalhador sai do ar e suspende novos créditos
MEI4 dias agoGoverno abre mega feirão de descontos. MEIs têm vantagens
Contabilidade4 dias agoCoaf: o impacto da não entrega da Declaração de Não Ocorrência
Contabilidade4 dias agoReceita e CGIBS liberam regras da nova DeRE. Seu sistema está pronto?
Contabilidade3 dias agoOperação contra fraude fiscal mira contador que gerenciava transações de R$ 55 milhões pelo celular
MEI5 dias agoMudança no MEI: Novas regras podem aumentar imposto e punir quem atrasar pagamento
Contabilidade5 dias agoReceita Federal moderniza regras do Adicional da CSLL
Imposto de Renda4 dias agoConsulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda abre hoje!































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.