Nova carteira de identidade começa a ser emitida partir do dia 26

A substituição será feita de forma gradual e gratuita, conforme informou o governo

No próximo dia 26 de julho começa a ser emitido o novo modelo da carteira de identidade, no Rio Grande do Sul. Também outros estados começarão a emitir o novo modelo: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Outros estados ainda não definiram quando vão aderir ao novo modelo.

A substituição será feita de forma gradual e gratuita, conforme informou o governo. A identidade atual terá validade até 2032. Ainda, cada estado emite os seus próprios números de identificação e, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe outro número de registro. No entanto, com o novo modelo isso não acontecerá mais.

Versão digital

Para quem não tem acesso a internet, a versão física continuará valendo. Já a versão digital poderá ser obtida por meio do aplicativo do Governo Federal, desde que você tenha emitido a versão física.

O que você precisa saber é que a CIN é um documento físico que também terá sua versão digital pelo App.

O novo modelo de identidade, por enquanto, só pode ser usado por brasileiros nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os outros países, continua sendo obrigatório a apresentação do passaporte.

Como corrigir informações no CPF 

Para você obter a nova carteira de identidade, precisa verificar se todas as informações do CPF estão corretas de acordo com as certidões. Se você precisa fazer a atualização dos dados, será possível realizar de forma gratuita pela internet. Para isso, acesse o site da Receita Federal. Em algumas situações, a Receita Federal poderá solicitar que você envie os seguintes documentos por e-mail:

  • Documento de identidade oficial com foto; 
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento, se no documento de identidade não constar naturalidade, filiação ou data de nascimento; 
  • Comprovante de endereço; 
  • Foto de rosto (selfie) do cidadão (ou responsável legal, se for o caso) segurando o próprio documento de identidade.

Nova Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida em um modelo único e com validade para o território nacional a partir do dia 4 de agosto.

Ela vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.

A versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento será feita pelo GOV.BR.

Os estados do Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, estão tecnicamente aptos a emitir a nova CIN a partir do dia 4 de agosto. Os demais estados têm até março de 2023 para iniciar a emissão do novo documento.

O atual modelo tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua.

Comentários estão fechados.