Nova CNH começa a valer essa semana em todo país, troca será obrigatória?

Confira as novidades para a nova CNH que começa a valer já nesta próxima terça-feira

Definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final de 2021, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida a partir desta terça-feira, 1º de junho.

Segundo o Contran, o objetivo da mudança é trazer mais segurança ao documento com itens que dificultam a falsificação, além de adequar o documento ao modelo internacional.

O que muda na nova CNH

A nova CNH será emitida em dois formatos, assim como vem sendo feita atualmente, que é na versão impressa em papel de segurança e também na versão digital.

A principal mudança do novo modelo da CNH está no seu visual, que agora terá as cores verde e amarelo. Além disso, a assinatura do motorista estará sendo exibida logo embaixo da foto, diferente de antes em que a assinatura ficava após a dobra.

Na nova CNH os motoristas com permissão para dirigir serão evidenciadas pela letra “P”, já motoristas devidamente habilitados com o documento permanente terão na impressão a letra “D”.

Já do outro lado do documento haverá um quadro de diferentes categorias de habilitação, esse quadro será marcado em quais veículos o portador do documento possui licença para dirigir.

No quadro onde haverá observações e restrições médicas também haverá uma informação referente aos motoristas que utilizam a habilitação para trabalhar.

Troca do documento será obrigatória?

Não! A mudança no documento não será obrigatória para os motoristas já habilitados, a implementação do novo modelo será gradual.

Os primeiros a receber o novo documento serão os candidatos à primeira habilitação, ou ainda pessoas que estão renovando o seu documento.

Logo, os motoristas com a CNH atual poderão utilizar o documento até o fim de sua validade, e terão acesso ao novo modelo após a renovação da habilitação.

Validade continuará a mesma

A validade do novo modelo da habilitação será a mesma, que agora segue um padrão definido em abril do ano passado que funciona da seguinte forma:

  • Validade de 10 anos da CNH – para motoristas com até 50 anos;
  • Validade de 5 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
  • Validade de 3 anos da CNH – para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Comentários estão fechados.