Nova CNH entra em vigor este ano com novas categorias e classificação

Conheça as novas mudanças que serão aplicadas gradativamente a partir de junho deste ano para a CNH

Foi publicado no final de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a Resolução 886/2021 que traz mudanças a respeito da produção e expedição de uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que terá vigência já neste ano de 2022. O novo modelo será implementado a partir de junho e será feito de forma progressiva.

As mudanças vão desde as cores que terá agora  o verde e amarelo como cores predominantes, até um novo quadro no qual constam códigos de todos os tipos de veículos, além de uma marcação que mostra quais modelos o motorista habilitado pode dirigir.

Novas mudanças

Dentre as novas mudanças os veículos serão divididos por categoria e teremos um total de 14 delas que combinam letras (A, B, C e D) e o número 1. Sendo assim a atual categoria existente vai acabar. Logo, novos códigos serão aplicados para cada tipo de CNH, por exemplo, CE, C1E, DE ou D1E, por exemplo.

Quanto a categoria principal do país, que é a B onde atualmente a mesma é destinada a dirigir veículos automotores de 4 rodas, com capacidade de conduzir até 8 passageiros. Além disso, os veículos dessa categoria não podem exceder o peso bruto total de 3.500 kg continuará sendo B, mas a mesma deve ser ampliada para B1 e C1.

No caso das motos aparecerá a categoria A1 assim como pelo desenho aparecem motos de maior porte, o que pode significar uma limitação conforme o tamanho ou a cilindrada.

É importante frisar que dentre as mudanças aplicadas pela Resolução 886 publicada pelo Contran, não teremos mudanças quanto às regras relativas à primeira habilitação, renovação ou ainda ao acréscimo de uma nova categoria.

A nova carteira de motorista também terá um QRCode que valerá não só para validação como também para o armazenamento das informações do motorista, incluindo a sua foto.

Como dito anteriormente a nova CNH terá início em junho e até o vencimento das atuais habilitações, estas antigas continuarão valendo normalmente, ou seja, não será preciso realizar uma troca ou ainda a renovação do documento, até o vencimento do mesmo.

Categorias da CNH atualmente

Enquanto mudanças não ocorrem por meio da vigência da Resolução, o país conta atualmente conta com as seguintes categorias:

CategoriaVeículos que pode dirigirEngloba veículos da categoria
ACCVeículos ciclomotores de duas ou três rodas de até 50 cilindradasnão engloba
AMotos ACC
BCarros e veículos de carga leve (até 3.500 kg ou 8 lugares para passageiros)não engloba
CCaminhões pequenos e outros veículos de carga entre 3.500 e 6000 kgs de peso total)B
DÔnibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares para passageirosB e C
ETodos os veículos das categorias B,C e D, além de veículos com reboque B, C e D

Comentários estão fechados.