Nova fase do dinheiro esquecido começa em maio e vai liberar mais 7 situações

Começa no início do mês que vem uma nova rodada do dinheiro esquecido em bancos

O Banco Central do Brasil divulgou que uma nova fase do “dinheiro esquecido” em bancos acontecerá a partir do próximo dia 2 de maio. A nova fase contará com outras sete situações em que os brasileiros podem ter valores a receber.

Logo, como se trata de novas situações que podem ter dinheiro esquecido, os brasileiros que receberam na primeira fase e até mesmo os que não tiveram nada pra resgatar na primeira etapa podem ter agora valores a receber.

Motivos da nova liberação

A nova rodada dos Valores a Receber traz outras situações específicas em que os brasileiros podem acabar tendo “esquecido” de receber seus respectivos valores.

Essa nova rodada poderá ser consultada tanto por quem teve saldo a receber na primeira etapa quanto para aqueles que não tiveram valores a resgatar.

Conforme informado pelo Banco Central, os novos motivos que podem liberar dinheiro esquecido aos brasileiros são:

  1. Tarifas que foram cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
  2. Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
  3. Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  4. contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
  5. Entidades em liquidação extrajudicial;
  6. Fundo Garantidor de Créditos;
  7. Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Como vai funcionar a nova rodada

Diferente do que aconteceu na primeira fase, onde primeiro o cidadão verificava se tinha ou não valores a receber onde em outra data poderia consultar o saldo e pedir o resgate dos valores.

Na nova etapa o processo será feito de uma vez só, ou seja, já no primeiro acesso o cidadão poderá consultar se possui valores esquecidos, já verificar o valor e realizar a solicitação de resgate dos valores.

Vale lembrar, no entanto, que ainda não foi definido como funcionará o calendário da segunda fase e se de fato haverá um calendário, apenas de que a nova rodada se inicia no dia 2 de maio.

Comentários estão fechados.