Nova idade mínima para aposentadoria do INSS 2020

0

Agora são seis meses a mais de contribuição

As novas regras de transição da aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começaram a valer a partir de janeiro deste ano. As regras são bem mais duras para quem solicitou aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro do ano passado. O INSS começão a pedir a partir destas três transições, seis meses a mais de contribuição. As regras vão valer até dezembro de 2020.

Só para você ter uma ideia da nova regra, vamos dar um exemplo: na regra da idade mínima progressiva será exigidos que o segurado tenha 61,5 anos e contribua mais seis meses com o INSS, sendo homem com mínimo de 35 anos de contribuição e 56,5 anos e seis meses para as mulheres com 30 anos de contribuição. Aposentadoria com idade mínima progressiva vale para quem atenda as exigências em 2020.

EXIGÊNCIA POR PONTOS:

Para quem atenda as exigências em 2020 na transição de pontos. É bom você saber que foi aumentado o número de pontos na somatória. A regra agora é assim: Será considerado a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos para as mulheres e 97 pontos para os homens.

MULHERES: 87 pontos somados a idade + anos de contribuição.

HOMENS: 97 pontos somados a idade + anos de contribuição.

APOSENTADORIA POR IDADE:

Na aposentadoria por idade também houve mudanças:

MULHERES: 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o INSS. Antes a idade necessária para se aposentar era de 60 anos.

HOMENS: Já para os homens não aconteceu alteração nos critérios na aposentadoria por idade. Para eles continua 65 anos de idade e 15 anos de contribuição na hora de solicitar o pedido do benefício. A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Ficando assim:

MULHERES: 60,5 anos e contribuição de 15 anos.

HOMENS: 65 anos e 15 anos de contribuição.

Se você está no momento de se aposentar é bom prestar bem atenção nas novas regras que foram abordadas neste artigo.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS