Nova idade mínima para aposentadoria do INSS em 2021

0

Com a reforma da previdência, ocorreram algumas mudanças em relação aos requisitos de concessão da aposentadoria por idade, antes eram exigidos 180 meses de carência e idade de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, APENAS!

Tais mudanças alcançaram mais as mulheres, que no corrente ano de 2020 precisam ter 60 ANOS E SEIS MESES DE IDADE e 15 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO COM O INSS. Anteriormente, a idade necessária era apenas de 60 anos.

Contudo, para o ano de 2021, mais 6 (seis) meses será acrescentado na idade mínima das mulheres, ou seja, a partir de 01 de janeiro de 2021, a aposentadoria por idade da mulher exigirá uma idade mínima de 61 anos.

Sendo assim, até 31 de dezembro de 2020, consegue aposentar por idade:

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Como houve mudança no quesito idade apenas na aposentadoria da mulher a tabela seguirá da seguinte forma:

A partir de 01 de janeiro de 2021, consegue aposentar por idade:

Mulheres: 61 anos.

A partir de 01 de janeiro de 2022, consegue aposentar por idade:

Mulheres: 61,5 anos.

A partir de 01 de janeiro de 2023 em diante, consegue aposentar por idade:

Mulheres: 62 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição. No entanto, para os homens que ainda irão ingressar no mercado de trabalho para aposentar necessitarão de 20 anos de contribuição, ex.: um rapaz que ainda não realizou nenhuma contribuição ao INSS entrará na regra dos 20 anos.

Por fim, é importante sempre saber qual o valor da aposentadoria antes de dar entrada, para isso sempre recomendamos procurar um advogado especialista em direito previdenciário para realizar o planejamento previdenciário e verificar qual o melhor momento para dar entrada na aposentadoria, ou seja, buscar a aposentadoria com valor maior.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo por Ana Almeida advogada Atuante na área de DIREITO PREVIDENCIÁRIO judicial e administrativamente em revisões de aposentadoria, concessão de benefícios previdenciários e diversas demandas contra o INSS; DIREITO DE FAMÍLIA: divórcio, alimentos, pensão, inventário, guarda, interdição; DIREITO DO CONSUMIDOR: ações contra empresa de telefonia, plano de saúde, revisão de contratos, empresas em geral; DIREITO TRABALHISTA e demais ramos do direito.