Nova Tributação do Setor de Cosméticos e de Bebidas exige Cuidados Especiais

0
41


A partir de 1º de maio de 2015, os setores de cosméticos e bebidas terão de se adaptar a importantes alterações tributárias promovidas pelo governo, o que demandará uma nova organização dos departamentos fiscal e tributário das empresas e uma adequação de seus controles internos para apuração e pagamento de tributos, bem como o armazenamento e gerenciamento de arquivos XMLs e outros documentos.

No setor de bebidas, por exemplo, a Lei nº 13.097/15, alterou as alíquotas de PIS/PASEP-Importação para 2,32% e de COFINS-Importação para 10,68%. Com isso, estima-se um aumento de 10% na tributação do setor, com maior isonomia tributária entre as empresas do segmento.

Já as mudanças na tributação do setor de cosméticos, promovidas pelo Decreto n° 8.393/15, terão maior impacto nas empresas atacadistas ligadas à indústria, que passarão a recolher tributos sobre o faturamento. Com a medida, o setor espera um aumento de 12% nos preços de diversos itens cosméticos, como cremes para cabelo, maquiagens, esmaltes, sais de banho e odorizadores de ambiente.

Para o diretor Marcelo Simões, da TaxWeb Compliance Fiscal, as mudanças deverão, desde já, exigir uma maior organização nos departamentos fiscais para se adequar à nova tributação aplicada ao setores. “No caso dos cosméticos, por exemplo, alguns produtos não serão afetados pela nova tributação, como é o caso de shampoos e condicionadores. Assim, as empresas desses segmentos precisam adequar seus controles internos para aplicar corretamente as novas alíquotas, realizando o correto recolhimento de impostos e evitando a perda de prazos, risco de autuações e insegurança nos processos”, explica.

[useful_banner_manager banners=12 count=1]

“A utilização de soluções acopladas aos sistemas de gestão ERP da empresa, por exemplo, tem se mostrado uma excelente alternativa tanto para integrar todos os departamentos da empresa e promover o armazenamento e gerenciamento de arquivos XML, quanto para fornecer aos gestores um completo panorama fiscal. Dessa forma, ele poderá dedicar muito mais tempo à elaboração de estratégias para o crescimento dos negócios, sem se preocupar com o cumprimento das obrigações junto ao governo”, ressalta Simões.

SOBRE A TAXWEB
Pioneira em compliance fiscal, a empresa foi fundada em 2009, como uma unidade da Mastersaf, líder no mercado de software para gestão tributária. Os fundadores da TaxWeb passam a se dedicar integralmente à empresa após a aquisição da Mastersaf pela Thomson, compondo uma sociedade altamente experiente na fundação e na gestão de empresas nos segmentos tecnológico e fiscal.

A TaxWeb oferece soluções modernas, ágeis e de fácil operação para um gerenciamento eficaz dos tributos e obrigações acessórias das empresas, que fornece em poucos minutos um completo cenário tanto ao departamento jurídico como ao corpo gerencial da empresa. Fornece também serviços diferenciados e uma equipe altamente especializada para auxiliá-lo a manter toda a documentação em ordem para atender ao Fisco e promover o controle interno. A empresa atende a mais de 300 clientes, incluindo grandes empresas de todo o País, e possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

[useful_banner_manager banners=7 count=1]