Novas regras no consignado para aposentados do INSS

0

O Conselho Nacional de Previdência (CNP) apresentou algumas mudanças em relação ao empréstimo consignado para os aposentados, que deverá ajudar esse grupo de pessoas atingidas pelo efeito da pandemia em nossa economia.

Mudanças no empréstimo consignado

Como o coronavírus é uma doença de efeito grave para os idosos, que estão num grupo de risco e vão precisar ficar em casa para não contrair a Covid-19. E ao mesmo tempo vão precisar de cuidados especiais.

Essas pessoas não possuem uma renda forte e são as que mais gastam com médicos e remédios. E muitas vezes comprometem as despesas normais do dia a dia.

Para resolver esse problema foi pensando em mudanças no consignado, já que esse público sempre recorre a esse recurso quando estão sem dinheiro.

Para o empréstimo para os aposentados e pensionistas, houve algumas mudanças como limite no juros, que foi reduzido para 1,80% ao mês.

Redução nas operações no cartão de crédito. Nesse caso, os juros passou para 2,70% ao mês. Do mesmo modo aconteceu uma alteração no prazo para quitar a dívida, que passou agora para 84 meses (7 anos).

Os idosos serão favorecidos com a mudança?

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, acredita que essas mudanças irão favorecer os aposentados e pensionistas que talvez precisem de recursos extras durante a quarentena.

Essas regras atingem quais os tipos de empréstimos?

Somente será beneficiado com as novas regras, o empréstimo consignado. Nesse caso as parcelas a serem pagas serão descontadas diretamente da folha de pagamento do segurado.

Qual o limite para o empréstimo consignado?

O limite para o consignado vai depender da renda do aposentado, ou seja, quanto você recebe por mês.

O INSS só autoriza o empréstimo para o segurado quando a renda mensal não é prejudicada e o impeça de pagar médico, despesas com alimentação e outros gastos.

Dicas para pedir o empréstimo consignado

A primeira coisa é verificar o seu orçamento e ver se vale a pena pedir o empréstimo, e saber se ele não vai afetar a sua vida.

Como todo empréstimo, esse também tem limite: no máximo 35% do total da sua folha de pagamento.

Nunca tenha pressa, ao fechar um contrato com uma instituição financeira para um empréstimo, é necessário ter conhecimento em relação a cobrança das parcelas e do custo efetivo total do empréstimo consignado.

Atenção:

Existem bancos que além do consignado, gostam de empurrar outros produtos extras sem que você saiba, como o seguro residencial, entre outros.

Os bancos não podem exigir que você compre um produto extra para conseguir o consignado.
Não é permitido que a instituição financeira exija pagamento de tarifa para liberar o empréstimo.

Seja cuidadoso, acompanhe os descontos das parcelas na sua folha de pagamento, que sempre será feita todo o mês, enquanto durar o contrato.