Novas regras para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal. Veja!

0

No assunto de hoje vamos falar sobre uma obrigação acessória imposta para as pessoas jurídicas, ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Continue conosco e esteja atento às novas regras de escrituração. 

Apresentação da ECF 

Esta documentação é apresentada anualmente, como mencionamos acima, por pessoas jurídicas e aquelas que são equiparadas.

Com isto logo estará preservada a apresentação através do Sistema Público de Escrituração Digital, Sped.

Qual o prazo para enviar a ECF?

Para entregar a Escrituração Contábil Fiscal, o prazo será até o último dia útil do mês de julho, esta apresentação é referente à 2020. 

Qual é o prazo para a extinção, cisão ( parcial ou total) ?

Nestes casos a escrituração precisa ser apresentada dentre os prazos: 

  • Último dia útil do mês de julho do mesmo ano, caso o evento ocorra no período compreendido entre janeiro a abril; 
  • Até o último dia útil do 3° mês subsequente ao do evento: caso o evento ocorra no período compreendido entre maio a dezembro. 
Designed by @pressfoto / freepik
Designed by @pressfoto / freepik

Quem não precisa entregar a ECF? 

I – às pessoas jurídicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de que trata a Lei Complementar nº 123/2006;

II – aos órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas; e

III – às pessoas jurídicas inativas; 

IV – até 2015, às pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano-calendário, não tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFD-Contribuições), nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012.

Para quem se aplica? 

De acordo com a Instrução Normativa RFB 1.422/2013, é estabelecido que a partir do ano- calendário de 2014 ( ECF a ser entregue em 2015), qualquer pessoa jurídica e as equiparadas, precisa apresentar a ECF de forma centralizada pela matriz. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira