Você já conhece o Conecte SUS Cidadão? Já ouviu falar desse serviço e aplicativo? Caso ainda não conheça ou queira saber mais sobre ele, está no lugar certo.

No dia 05 de maio de 2020, ficou disponível na Play Store e App Store uma nova versão do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

A modernização do aplicativo é fundamental frente a nova situação que estamos vivendo, pois tem o intuito de ser mais transparente em relação a saúde do cadastrado.

Assim, além da caderneta de vacinas, atendimentos realizados e ofertas de medicamentos pelo SUS, o Conecte SUS irá mostrar os resultados do exame de IgM e IgG dos usuários durante esse período de crise.

Portanto, com essa nova interface e novas funcionalidades, vamos explicar melhor o que você precisa saber sobre o novo Conecte SUS.

Mas o que é o novo aplicativo Conecte SUS?

O Conecte SUS Cidadão é a mais nova versão do aplicativo do Ministério da Saúde, que foi reestruturado a partir do Meu DigiSUS e tem como objetivo dar maior visibilidade aos atendimentos e internações realizadas nos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Nesse aplicativo, o usuário, além de seu histórico de atendimento, terá acesso a sua caderneta de vacinação e outras informações de atendimentos ou de suas necessidades.

Essa informação chega a seu usuário de maneira segura, de modo que o usuário terá acesso aos seus dados através de seu CPF, afinal, mesmo todo cidadão possuindo seu cartão SUS, utilizar o número do CPF simplifica muito mais as coisas para o usuário.

O avanço do aplicativo Conecte SUS se torna possível em todo o país em decorrência da implantação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)

Tal característica só demonstra o poder da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) como uma estratégia de levar informação para seus usuários de maneira a melhorar o atendimento e facilitar o acesso pela população.

Além do mais, o novo Conecte SUS Cidadão, é fundamental por poder proporcionar uma conexão entre todos os municípios e a rede de saúde tornando mais fácil o mapeamento das necessidades da população pelos gestores, além de facilitar a gestão das unidades de saúde.

As funcionalidades são revolucionárias e necessárias para acompanhar os avanços tecnológicos e disponibilizar informações para todos os cidadãos.

Conecte SUS

Conecte SUS e o combate à crise na Saúde

Como sabemos, estamos no meio de um período de crise e essa nova conjuntura tem exigido respostas à situação, sobretudo do Sistema de Saúde, para que haja uma maior informação, maior cobertura e um melhor serviço de atendimento.

Portanto, o novo Conecte SUS vem a ter uma nova proposta para cobrir a situação e passar informação ao usuário, assim ele poderá ter acesso aos seus exames pelo próprio aplicativo, além de seu histórico de atendimentos e outros serviços que já estavam disponíveis no aplicativo.

Inclusive, vale ressaltar que já faz algum tempo que o Conecte SUS vem sendo implementado e tendo bons resultados, porém na situação de crise em que nos encontramos, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) avançou ainda mais em seus esforços como medida de ajudar no enfrentamento desse problema.

Outro detalhe a respeito do Conecte SUS Cidadão é que além do aplicativo para celular o usuário terá acesso a seus dados e informações por computadores e tablets, basta apenas acessar o sistema com seu número de CPF.

O Aplicativo Conecte SUS

Agora se você está se questionando sobre a complexidade de utilizar o aplicativo, não precisa se preocupar com isso.

Basta apenas baixar o aplicativo Conecte SUS no seu dispositivo – vale ressaltar que já está disponível no Play Store e App Store –, depois de instalado, clique no link e a interface do app é bastante intuitiva.

Você verá a apresentação do aplicativo, onde poderá “avançar” para ler as informações ou “pular” e depois, basta clicar em “Entrar”, disponibilizar seu número de CPF e pronto, terá acesso às suas informações no sistema de saúde.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para você obter mais informações sobre o aplicativo Conecte SUS, sobretudo seus objetivos e a importância dessa plataforma para os usuários, inclusive para o próprio Sistema de Saúde.

Sem dúvida o Conecte SUS é um projeto incrível que pode auxiliar a muito cidadão na hora de conferir seus dados e buscar suas informações.

Caso queira mais informações entre em contato com o Disque Saúde de número 136 que funciona 24 horas, sendo possível entrar em contato diretamente com um atendente e deixar sua mensagem de segunda a sexta feira de 8 às 20 horas, e nos sábados de 8 às 18 horas.

É importante ressaltar que nos demais horários o atendimento é por meio da Unidade de Resposta Audível, com informações gravadas.