Ícone do site Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Novo depósito do Lucro do FGTS será feito a partir de agosto

Imagem por @gustavomelossa / freepik / editado por Jornal Contábil

Imagem por @gustavomelossa / freepik / editado por Jornal Contábil

Novo depósito do Lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será liberado para os trabalhadores com atividade com carteira assinada e possuíam saldo nas contas vinculadas em 31 de dezembro de 2021. Esses trablhadores poderão receber o lucro do FGTS a partir do dia 1° de agosto de 2022.

A Distribuição de Resultado do FGTS é uma medida legal que tem como objetivo elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador, por meio da distribuição de resultado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Em 25 de maio de 2017 ficou definido através da Lei n° 13.446, que caberá ao Conselho Curador do FGTS autorizar a Distribuição de Resultado do FGTS, como também será de responsabilidade da Caixa Econômica Federal operacionalizar o crédito nas contas do FGTS dos trabalhadores que tenham esse direito.

O valor referente à Distribuição de Resultado é proporcional ao saldo da conta vinculada posicionado em 31 de dezembro do ano-base do resultado auferido e o crédito ocorre até o dia 31 de Agosto do ano seguinte. 

De acordo com a Caixa, o valor é obtido por meio da multiplicação do saldo existente na conta do empregado pelo índice de distribuição aprovado pelo Conselho Curador do FGTS.

O valor referente ao lucro do FGTS ainda não foi definido e deve ser divulgado em breve. Outras informações você pode obter acessando o aplicativo do FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!