O auxílio emergencial idealizado pelo Governo Federal está sendo alvo de um novo golpe aplicado por hackers. De acordo com matéria publicada pelo Jornal Extra, o alerta foi dado nesta sexta-feira (11) pela Polícia Federal (PF), que informa como os criminosos estão enviando falsas mensagens por e-mail com o intuito de roubar dados das pessoas que usam os sistemas da Caixa Econômica Federal.

A PF avisa que a mensagem sugere que o beneficiário faça um falso procedimento de segurança para não perder o acesso ao auxílio emergencial, aos caixas eletrônicos, ao site e ao aplicativo da Caixa.

Os criminosos usam como justificativa para convencer o usuário a fazer o que está sendo pedido um suposto aumento do número de fraudes registrado em agosto de 2020.
No final do texto, os bandidos induz o internauta a clicar em um botão para realizar os procedimentos apresentados na tela.

Ao concluir o processo, o dispositivo pessoal, seja computador ou celular, é infectado com programas maliciosos que roubam informações pessoais (como dados bancários e senhas, assim como fotos e vídeos).

Recomendações para não cair no golpe

Você nunca deverá clicar em links para impedir a instalação de programas enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Portanto, se você tiver dúvidas, entre em contato com a Caixa para saber se há alguma pendência em seu cadastro ou alguma informação a ser atualizada.

Caso você tenha sido enganado, é importante fazer uma ocorrência policial em uma delegacia mais próxima.

Proteção

Utilizar soluções de segurança no celular. Optando sempre por aplicativos, que alertam sobre links maliciosos (phishing) recebidos através do WhatsApp, Facebook Messenger, SMS e acessados por meio do navegador, em tempo real.

Jamais passe seus dados pessoais ou bancários em links ou aplicativos de procedência desconhecida.

Não tendo certeza, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil