A mais grave pandemia do século XXI fez emergir e submergir negócios na mesma velocidade da propagação do vírus.

Como captar mais valor nesse período em que o mundo tem que reaprender a viver? As respostas para esse e outros desafios do novo normal para organizações, executivos e gestores públicos foram investigadas pela Fundação Dom Cabral, 9ª melhor escola de negócios do mundo, segundo ranking do Financial Times – edição 2020.

Reunidas, as soluções compõem o novo portfólio da FDC, que chega ao mercado hoje.

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Nos últimos dois meses, as equipes da FDC realizaram escutas com executivos de todos os setores produtivos e gestores públicos de várias partes do Brasil.

O objetivo era identificar como a FDC poderia contribuir para que organizações e lideranças atravessassem o momento de maior criticidade de suas vidas e carreiras.

Ao todo são 30 soluções educacionais, que podem ser feitas 100% online ou no modelo híbrido, dependendo dos protocolos de cada região do Brasil.

“As empresas querem redesenhar suas estratégias, ressignificar seus espaços, utilizar o digital para crescer, aumentar produtividade com escassez de recursos, entender seu papel social, além de engajar e liderar seus times considerando o distanciamento e suas consequências em seus mercados e negócios. E as pessoas se sentem `infoxicadas´ e inseguras, porque já viram que as competências que possuem precisam ser ajustadas para este novo mundo”, explica Aléxia Duffles, Diretora de marketing e comunicação corporativa da FDC, citando exemplos do que foi considerado nesse novo portfólio.

A escola de educação executiva tem consciência do seu papel para a construção de alternativas que viabilizem ambientes de negócios prósperos para a promoção de desenvolvimento econômico e bem-estar social.

Não é a primeira vez que a FDC se mobiliza e coloca sua expertise para apoiar o Brasil em momentos desafiadores.

No fim da década de 80, por exemplo, quando a indústria nacional encontrou os desafios da abertura econômica, a FDC cocriou o Centro de Tecnologia Empresarial (CTE) com empresas de grande porte que buscavam se capacitar para enfrentar a competição com as empresas e produtos internacionais.

Alguns anos depois, em 1992, procurada por lideranças empresariais para estruturar a gestão e apoiar a interlocução com movimentos sindicais, a FDC criou o PAEX, que se consolidou ao longo do tempo e se constitui como a maior rede de parceria entre empresas de médio porte do Brasil.

“Mais do que nunca é hora de colocar a expertise, o conhecimento, especialistas e professores da Fundação Dom Cabral junto dos executivos, executivas, gestores e gestoras públicas, que nos últimos 44 anos construíram essa escola e ajudaram a levar o nome do Brasil para o mundo. Vamos, juntos, encontrar alternativas para superar este momento nos tornando melhores, mais fortes, criativos e resilientes para construir o ambiente de negócios que o nosso País precisa para evoluir e prosperar”, analisa Antonio Batista da Silva Junior, Presidente Executivo da FDC.

Principais desafios mapeados e investigados pela FDC:

  • Como organizar a minha empresa para dar o próximo passo?
  • Qual a função social da minha empresa na crise e depois dela?
  • Como o digital pode ajudar a alavancar meu negócio?
  • Quais as competências preciso desenvolver para essa nova realidade?
  • Como cuidar da governança em um novo contexto?
  • Meu setor está se transformando profundamente: como me manter atualizado?
  • Como liderar, engajar e orquestrar mudanças que já estão acontecendo e vieram para ficar?
  • Produtividade e escassez de recursos: como fazer gestão em um cenário de crise
  • Como filtrar a infoxicação?

Abaixo, os principais exemplos que compõem o novo portfólio:

Next:

Solução B2B 100% on-line, desenvolvida para dar suporte na execução de negócios e gerar resultados rápidos dentro da organização nesse novo cenário, além de focar no plano de retomada em formato de jornadas: Next Gestão Estratégica, Next Gestão de Pessoas e Next Mercado e Cadeia de Suprimentos constituindo jornadas completas, ou a organização pode escolher a jornada que lhe é mais interessante para o seu momento e fazê-la de forma independente.

É voltada a líderes e equipes estratégicas, responsáveis por implementar mudanças na organização.

Entre as principais áreas envolvidas estão: Recursos Humanos, Estratégia, Logística, Finanças, Produção, Marketing e Negócios

Trekker:

Serviço altamente customizado com foco no cliente – pessoas em diferentes momentos da vida, que buscam encontrar o melhor caminho na direção dos seus objetivos pessoais e profissionais.

Uma jornada de desenvolvimento para ampliar a consciência, elevar o desempenho e adquirir as competências necessárias para os dias de hoje.

São quatro opções, adequadas à realidade dos profissionais: Trekker Jornada C-Level, Trekker Jornada do Conselheiro, Percurso Trekker 60+ e Percurso Trekker Profissionais e Gestores.

As opções são voltadas para executivos seniores de empresas públicas e privadas e organizações sem fins lucrativos, para quem é ou quer se tornar conselheiro e precisa atuar com liderança e para profissionais que chegaram a um momento em que a aposentadoria é a oportunidade para um novo ciclo de carreira

PAEX (Parceiros para a Excelência): 

Solução educacional com foco no aumento da competitividade e elevação dos resultados para empresas que querem crescer por meio de transferência de conhecimento.

Com metodologia dinâmica, que se reformula o tempo todo para estar à frente das tendências, promove um intercâmbio altamente qualificado de experiências e uma construção gradativa e continuada de conhecimento.

Muito mais que implementar ferramentas gerenciais e estratégicas, o PAEX forma equipes de alta performance para obter o máximo dos resultados.

É voltado a empresas que necessitam melhorar seu modelo de gestão empresarial e gerenciar seus resultados de maneira mais integrada nos campos da estratégia, marketing e vendas, pessoas, finanças, logística e operações e também em outros temas da gestão, ao longo de um processo continuado de desenvolvimento

PDC (Programa de Desenvolvimento de Conselheiros):

Os desafios para os Conselheiros aumentaram exponencialmente e os Conselhos de Administração terão papel decisivo agora e pós-pandemia.

Será fundamental consolidar posição no mercado, preservar e avançar os negócios no curto prazo sem perder a visão de longo prazo, debater a governança, preservar os colaboradores e a cadeia de valor do sistema, além de criar de uma agenda inovadora.

Neste contexto, o PDC se torna mais relevante do que nunca, pois revela e potencializa o universo dos Conselhos por meio de governança, estratégia e finanças.

Além disso, estimula a reflexão e a aplicação prática em um ambiente propício para a formação de uma rede de contatos selecionada, forte e duradoura em prol de resultados

Executive MBA:

Reúne participantes com experiência executiva para aprofundarem seus conhecimentos sobre gestão empresarial contemporânea, por meio de temas estratégicos e ferramentas que desenvolvem o pensamento crítico e a visão sistêmica do ambiente global de negócios.

Em formato híbrido – combinando presencial com online – o programa prepara executivos para serem agentes de mudanças, líderes visionários, com propósito, foco em resultados e inspiradores.

Tem padrão e reconhecimento internacionais: AMBA – The Association of MBAs e EQUIS – European Quality Improvement System

Especialização em gestão de negócios:

Programa que contribue para o crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico em gestão.

O conhecimento sólido dos negócios e do mercado forma líderes transformadores, desenvolve estratégias baseadas nos desafios e incertezas atuais e prepara o participante para atuar de forma antecipada no novo contexto mundial.

Amplia as competências em negociação para que todos possam crescer juntos, alinhando troca de experiência, capacidade crítica e visão global para entender os impactos das suas decisões agora e no futuro.