Novo RG começa a ser emitido, veja quem pode pedir

Até o momento temos cinco Estados emitindo o novo documento de identidade

No início do ano o governo federal trouxe mudanças importantes para o documento de identidade, popularmente conhecido como RG.

Apesar de ser uma mudança que já entrou em vigor, diversos Estados do país estão em processo de transição e adequação para a emissão da nova versão do RG que agora se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Porém, cinco Estados já estão emitindo o novo RG, onde a previsão é de que ao menos nove Estados possam emitir o novo documento ainda neste ano.

Estados começam a emitir o novo RG

O primeiro Estado do país a começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional foi o Rio Grande do Sul, que iniciou a impressão do novo documento no dia 26 de julho.

Já nesta última quinta-feira (4), outros quatro Estados começaram a emitir o novo documento de identidade, sendo eles:

  • Acre;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná.

Vale lembrar que ao menos outros três Estados estão previstos para a emitir o novo RG ainda este ano, sendo eles, o Distrito Federal, Pernambuco e Santa Catarina.

O que muda no novo RG?

A numeração atual do seu documento de identidade chegará ao fim, isso porque, a nova numeração do documento será composta pelos 11 dígitos do CPF.

O novo documento será único e servirá para todas as unidades da Federação. Além de usar o CPF como número de registro, o documento também trará um QR Code para validação online e offline, assim como o código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

Para tirar o seu documento será importante que você compareça a uma unidade de identificação como Expresso Cidadão e Poupatempo, para identificar se o documento já está sendo emitido, lembre-se que para a emissão do novo RG basta ter em mãos a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Comentários estão fechados.