Novo RG digital começa a valer, veja quais estados já estão emitindo

Confira o que muda no documento, veja se o seu Estado já está emitindo e como tirar

O novo RG digital já está valendo em todo país desde o mês de março, no entanto, como o documento trará diversas mudanças, nem todos os estados já estão preparados para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.

Nesse sentido, alguns estados estão saindo na frente de outros quanto à emissão do novo documento, contudo, para qualquer outro caso, o prazo máximo para que os órgãos de identificação se adéquem às mudanças para emissão do novo RG será em março de 2023.

O que muda no novo RG?

O novo modelo do RG se trata de um documento que unifica tanto a Carteira de Identidade quanto o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Isso porque, não haverá mais numeração própria do RG, mas sim, a numeração do documento será composta por todos os dígitos do CPF.

Essa adequação acabará com um grande problema que os estados enfrentam a longos anos com relação à emissão dos documentos.

Isso porque, cada estado do país era responsável por emitir sua própria numeração de RG, dessa maneira o cidadão que tirava a primeira via em um estado e pedia a segunda via em outro passava a ter dois números de RG.

Como consequência, todo cidadão do país, caso pedisse uma nova via do RG em cada estado, poderia ter no total até 27 números de RG diferente.

Logo, com a inclusão do CPF, não haverá mais risco de duplicidade de documentos, além de tornar o RG mais seguro e menos propício a fraudes e clonagens.

Quais estados já estão emitindo o novo RG?

Como muitos órgãos de identificação ainda estão em processo de adequação às mudanças para ser possível emitir o novo modelo do RG, apenas oito estados no país vão conseguir entregar o novo documento ainda em 2022. Sendo eles:

  • Acre;
  • Distrito Federal;
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina.

É importante lembrar que é necessário confirmar que o seu estado já está emitindo o novo documento, tendo em vista o caso de Minas Gerais, onde a emissão começará no mês de agosto.

Para os Estados não listados, a emissão do novo RG deve começar apenas no próximo ano.

Como emitir o novo RG?

Se o seu Estado está na lista anterior, o primeiro passo para emitir o novo RG é se dirigir a uma unidade de identificação como o Poupa Tempo e perguntar se já estão realizando a emissão do documento.

Caso estejam emitindo, basta que o cidadão leve:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

Caso o cidadão não possua CPF, o órgão de identificação ficará responsável por emitir o seu documento na hora da solicitação do RG.

Comentários estão fechados.