Novo saque do abono salarial do PIS/Pasep vai ser liberado em julho?

Veja quando será pago o abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021

Uma dúvida que estamos recebendo com cada vez mais frequência e que já falamos em outros momentos é com relação a uma nova rodada de saques do abono salarial do PIS/Pasep.

Isso porque, os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021 não sabem se o abono salarial para esse ano será pago em 2022 ou no ano que vem.

Além disso, no cronograma tradicional do abono salarial, o benefício começava a ser pago no mês de julho de um ano e terminava em junho do ano seguinte.

Outro ponto é que como este ano foi pago o abono salarial atrasado do ano-base 2020, muitas dúvidas com relação ao abono ano 2021 ficaram no ar.

Se você também quer ter as respostas para essas perguntas e descobrir se o abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021 vai ser pago este ano, continue acompanhando!

Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono salarial este ano?

Para não enrolar na resposta para essa dúvida, não! O trabalhador que exerceu atividade em 2021 não vai receber o abono salarial este ano, mas sim em 2023.

É importante pontuar aqui que, com a decisão de adiar o pagamento do abono salarial ano-base 2020 que era para ser pago no ano passado, o governo também decidiu mudar algumas regras relacionadas ao cronograma de pagamentos.

Isso porque, o abono salarial começava a ser pago todos os anos no mês de julho e só terminava em junho do ano seguinte, o que era visto como um problema, afinal, o mesmo abono para os mesmos trabalhadores pesavam em dois Orçamentos diferentes.

Dessa forma, o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), responsável por gerir o abono salarial e outros benefícios, determinou que o abono salarial agora deve ser pago no mesmo ano para todos os trabalhadores.

Assim, ficou definido que o abono salarial obrigatoriamente deve ser pago para todos os trabalhadores no mesmo ano, entre os meses de janeiro e dezembro.

Logo, não haverá uma nova rodada de pagamentos do PIS/Pasep em julho e a próxima rodada de saques do benefício para quem trabalhou em 2021 será apenas no ano que vem.

Outro ponto que confirma essa questão está no Orçamento definido para pagamento do benefício este ano, onde foi designado um total de R$ 21 bilhões para pagamento do abono salarial, valor que já foi completamente utilizado com a liberação do benefício ano-base 2020, pago entre os meses de fevereiro e março.

Comentários estão fechados.