Novos inscritos no ENEM 2021 realizarão a prova ao início do que vem

Tal medida foi tomada devido à reabertura dos pedidos referentes à isenção da taxa paga para fazer o exame. 

Na última terça-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu por estabelecer um novo período de pedidos para a isenção da taxa do ENEM em 2021. Isto foi decidido após uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) 

A medida é destinada a estudantes que foram isentos na versão de 2020, todavia, não compareceram à prova devido ao medo do risco de contaminação da covid-19. Desta maneira, foi garantido o direito de inscrição para mais de 3 milhões de estudantes. 

Diante disso, isentos ausentes no ENEM 2020, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 26 de setembro. Isto deve ser feito na página do participante do INEP, informando o CPF, data de nascimento, e outros dados cadastrais. 

Em decorrência desta medida, houve a necessidade de alterar a aplicação da prova, de modo que os novos participantes só realizaram o exame nos dias 9 e 16 janeiro, data do ENEM PPL (destinado a pessoas privadas de liberdade). 

Para os demais, ou seja, para quem já estava inscrito no exame, inclusive participantes que já adquiriram a isenção da taxa, o exame permanece nas datas já pré-estabelecidas, sendo nos dias 21 e 28 de novembro de 2021

Por fim, cabe salientar que por norma, a isenção da taxa de inscrição do exame, que deve ser de R$ 85, é concedida à alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em instituições privadas.

Comentários estão fechados.