Número de infectados com Covid-19 bate recorde no Brasil

Desde o início da pandemia, já morreram mais de 600 mil pessoas

A situação da saúde no nosso país é alarmante e muito preocupante. Os números da Covid-19 voltaram a subir no Brasil. Ontem, dia, 25, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) registrou 487 mortes nas últimas 24 horas, sendo o maior número no país dos últimos 74 dias. 

Ao todo são 623.843 óbitos pela doença desde o início da pandemia em março de 2020. No mesmo período, foram contabilizados 183.722 contaminações, em um total de 24.311.317 casos. Os números podem ser maiores, já que em fins de semana e feriados os dados ficam defasados pela folga dos funcionários. 

Em relação à vacinação, foram 381.214.862 doses distribuídas, de acordo com o Ministério da Saúde. As doses de reforço já passam de 15 milhões no país.

A Covid-19 no Brasil 

Desde que chegou ao país, o novo coronavírus se espalhou rapidamente. Em 16 de junho de 2020, menos de um mês depois de atingir um milhão de casos confirmados de covid-19, o Brasil registrou mais de dois milhões de infectados. 

Em 8 de julho, entretanto, um milhão de pessoas já haviam se recuperado da doença. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mortes registradas pela Covid-19, em números absolutos, atrás apenas dos EUA. 

Situação da Covid-19 no mundo 

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o novo coronavírus já infectou mais de 347 milhões de pessoas em todo o mundo. O marco é alcançado 21 meses após seu surgimento na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos por Covid-19 no mundo já ultrapassou 5,5 bilhões. 

O que é a Covid-19?

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da Covid-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico.

Como a doença se espalha?

O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. 

A infecção pode ocorrer caso a pessoa inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha a doença ou se a pessoa tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. 

O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.

Como se prevenir da Covid-19?

Para evitar a propagação da COVID-19, siga estas orientações:

  • Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes;
  • Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico;
  • Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado;
  • Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;
  • Tome a vacina;
  • Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
  • Fique em casa se você sentir indisposição;
  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Comentários estão fechados.