Número de vagas de estágio cresce com a retomada das atividades

Segundo Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, ainda falta uma padronização, que permita sua asseguração

0

Desde junho, a Fundação CDL Uberlândia tem registrado uma média crescente no número de vagas de estágio.

Em junho deste ano foram contratados 210 estagiários, em julho 213 e em agosto 211. 

O ano passado, com a cidade bem longe da pandemia esses números foram ainda maiores.

Para ter ideia, em julho do ano passado foram contratados 324 estagiários, e em agosto 336.  

Quem acompanhou de perto essa onda de baixas e altas nesse ano foi a analista de TH da Online Informática, Delaine Vilela.

Ela conta que chegou a ter 12 estagiários e atualmente está com dois, mas em breve terá que contratar mais.

“Devido a pandemia tivemos a necessidade de manter a equipe, para isso optamos por reter os nossos colaboradores mais antigos de casa e encerramos os estágios. Em agosto já sentimos a necessidade de aumentar nosso quadro de estagiários e começamos a chamar os que saíram de volta, porém muitos trancaram a faculdade e retornaram para suas cidades. Quando os shoppings reabrirem, nós precisaremos de mais estagiários, de pelo menos mais cinco”, afirma Delaine.        

A Fundação CDL Uberlândia é responsável pela seleção dos jovens e o que mais as empresas buscam, segundo a gerente executiva, Bânia Vieira Poli são estudantes esforçados, que saibam transformar o conhecimento em experiências a favor da empresa e tenham entendimento que eles são responsáveis pelo próprio desenvolvimento profissional.

“As empresas querem jovens proativos, que tenham disposição para aprender, ambição profissional, demonstrem comprometimento, enfim, um conjunto habilidades profissionais que chamamos de competências que inclui conhecimento, habilidade, atitude definidos de acordo com as exigências e desafios do cargo em pauta”.

Bânia ainda explica que no processo seletivo é preciso mostrar-se seguro, tomar cuidado com a postura, com a vestimenta, chegar no horário marcado e mostrar interesse pela vaga.

E lá no estágio, ouvir e entender antes de fazer, mostrar comprometimento e se atentar para o prazo de entrega das tarefas. 

Em relação ao número de vagas, Bânia afirma que tem um contexto que contribui para mais ou menos oportunidades.

“É claro que a pandemia afetou porque muitas empresas ficaram paradas, outras tentando realocar os colaboradores em home office, mas no geral, notamos um aumento da procura por estagiários de marketing para apoio nas vendas online, talvez pelo fato de muitas empresas não estarem totalmente inseridas no mercado digital. Com a pandemia, necessitaram fazer esta mudança rapidamente e precisaram dessa mão de obra, além de que o maior objetivo é utilizar o conhecimento desses estudantes na empresa”, afirma.  

Atualmente, a Fundação CDL Uberlândia conta com 67 vagas de estágio e emprego em seu banco de oportunidades para diversas empresas parceiras. A maioria, 54 é para estágio.