O contador da próxima geração

contadores

Não se pode enfatizar demais o importante papel que os contadores desempenham no mundo dos negócios, incutindo confiança na qualidade dos relatórios financeiros. No entanto, há esse equívoco popular de que contadores logo serão substituídos por robôs. Pelo contrário.

Embora as tecnologias automatizadas e cognitivas, como inteligência artificial, processamento robótico e análise preditiva, assumam uma parte crescente do trabalho manual dos contadores, estamos muito distantes de um dia em que robôs analisam dados com uma estrutura lógica semelhante à forma como os seres humanos desenham conclusões.

A tecnologia não está deslocando contadores; em vez disso, está aumentando sua proficiência técnica, bem como seu pensamento crítico e habilidades de solução de problemas para tomar decisões mais perspicazes, reduzindo os riscos e aumentando a eficiência de produzir demonstrações financeiras e declarações fiscais.

“As aulas tradicionais de contabilidade e auditoria em muitas universidades permanecem inalteradas há muitos anos”, explica Roger O’Donnell, chefe global de dados e análises, na prática de auditoria da KPMG. “A maioria das aulas continua focada nas regras contábeis e no básico sobre como auditar, o que é importante, é claro. Mas há uma necessidade crescente de que os estudantes de contabilidade aprendam como aproveitar e analisar dados financeiros e contábeis, pois isso pode aumentar muito suas habilidades ”.

Um estado evolutivo

Já o uso de tecnologias automatizadas e cognitivas mudou a profissão contábil. Em sua forma mais básica, as soluções automatizadas facilitam o trabalho do contador, eliminando grande parte do processamento manual de dados. Tais ferramentas também fornecem transparência em dados financeiros digitalizados para validar a qualidade e precisão dos livros, comprimindo a margem de erro.

Outras tecnologias, como robótica, aprendizado de máquina e análise preditiva, agregam valor. “Com os atuais sistemas avançados de ERP (enterprise resource planning) na nuvem, você pode construir análises de dados sofisticadas para gerar insights rápidos, o que era mais desafiador antes”, diz O’Donnell.

Com o custo das tecnologias baixando, mais empresas estão investindo o capital necessário para implantar as ferramentas. Quando isso ocorrer, seus contadores poderão fornecer serviços de valor agregado além do desempenho das tarefas tradicionais de processamento de números. Por exemplo, contadores de gestão podem atuar como consultores estratégicos para seus colegas em toda a empresa, analisando riscos e oportunidades de negócios.

“Cada função e departamento dentro de uma empresa depende de dados”, diz O’Donnell. “Se você capacitar os contadores com ferramentas analíticas que podem pesquisar os dados financeiros para obter significados mais profundos, eles podem fornecer informações valiosas. Por exemplo, eles podem ajudar o grupo da cadeia de suprimentos a prever melhor as receitas e as despesas… Nessa nova capacidade, os contadores são tanto detentores tradicionais de registros quanto consultores estratégicos ”.

CPAs dentro de empresas de auditoria também dependem de dados. Supondo que os clientes de auditoria implantaram as tecnologias automatizadas e cognitivas mencionadas acima, as empresas podem realizar análises mais abrangentes das demonstrações financeiras de um cliente, em vez de avaliar uma amostragem dos dados. Esse recurso aprimorado agora é o caso da KPMG para clientes de auditoria que fornecem esses dados.

“Estamos mais preparados para identificar itens questionáveis ​​ou preocupantes, analisando-os com um nível de detalhe que não era possível antes”, diz O’Donnell. “Isso nos dá a capacidade de produzir resultados de auditoria de alta qualidade com base em um nível mais alto de precisão analítica, que é de valor significativo para o público investidor, é claro. Para fazer isso, porém, somos altamente dependentes da qualidade dos dados que o cliente fornece, que é uma função de seus investimentos (de tecnologia). ”

Conjuntos de habilidades de nitidez

As expectativas são para mais empresas, pois elas transformam seus negócios em torno de dados, para fazer esses investimentos. Consequentemente, o ônus é dos contadores adquirirem a expertise necessária para manejar essas ferramentas de maneira eficaz, diz Jill Theodorakos, diretora do National Audit Solutions Group da KPMG.

Para isso, a firma de auditoria, impostos e consultoria criou o programa de Mestrado em Contabilidade com Dados e Análises da KPMG. O primeiro programa do gênero é projetado para preparar a próxima geração de contadores para o mercado digital em evolução. A KPMG oferece financiamento integral aos alunos, bem como um estágio em uma equipe de auditoria ou tributação da KPMG e uma posição em período integral após a formatura, por meio de um programa de entrada avançado.

Atualmente, nove universidades participam do programa educacional de Mestrado em Contabilidade, entre elas a Ohio State University, a University of Southern California, a Villanova University e a Virginia Tech, com a University of Mississippi oferecendo o programa para auditar e taxar os estudantes. “Nosso objetivo é que os contadores da próxima geração recebam o treinamento necessário para operar as ferramentas avançadas que usarão em suas carreiras profissionais”, diz Theodorakos.

Quanto mais cedo melhor, diz O’Donnell. “O ritmo da tecnologia é de tirar o fôlego”, diz ele. “Quando penso em minha carreira de mais de 25 anos, não posso deixar de me maravilhar com o quanto chegamos dos dias de esforço manual para concluir nosso trabalho. A tecnologia mudou a profissão de forma muito positiva, permitindo-nos fornecer mais valor aos nossos clientes e ao mercado que servimos. É um momento emocionante para ser um contador.

As inscrições para o Programa de Mestrado em Contabilidade com Dados e Analítica da KPMG em 2020-2021 serão aceitas até 19 de maio de 2019. Visite www.kpmg.com/us/masters para obter informações.

Dica especial para contadores iniciantes ou com pouca experiência

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!