É sabido que a contabilidade é uma das mais crescentes carreiras, uma pesquisa realizada demonstra que o número de contadores no Brasil irá dobrar nos próximos quatro anos. A crescente complexidade da legislação trabalhista e tributária tem exigido mais refinamento de tais profissionais e com isso, apesar de crescer, a profissão tem sido massacrada por obrigações cada vez mais rígidas, além de ter que responder solidariamente em alguns casos.

Em virtude disso torna-se essencial recorrer à tecnologia(e o que não recorre a ela hoje?) para que se possa executar um trabalho digno e responsável. Basicamente, o software escolhido é o braço direito de todo profissional contábil e pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de sua carreira ou empresa, de modo que, a escolha deve ser cautelosa. Existe uma gama de sistemas mas a escolha nem sempre é fácil, pois eles podem ter valores elevados e muitas vezes não se tem a certeza de que ele irá cumprir todos os requisitos necessários. Então o que procurar ao escolher um software? Quem estará apto a ser o seu braço direito, seja você profissional emergente ou consolidado? Alistaremos aqui algumas perguntas que são fundamentais para a “escolha perfeita”:


1- Com quais sistemas operacionais funciona? Por exemplo, seu escritório poderia começar com linux, o que é mais leve, exige menos hardware e não necessita licença de software.

Oferta Especial!

2- Posso utilizá-lo tanto local como na web? Hoje, a “nuvem”, já é uma realidade e com isso há economia do parque tecnológico, uma vez que o processamento pesado fica na web, além de não haver a necessidade de se preocupar com backup e atualizações.

3- Gera todos os arquivos digitais necessários? É importante ter atenção nesse aspecto, pois pode passar despercebido algum arquivo e na hora que precisar, ele vai te deixar na mão, portanto, seria interessante fazer uma lista e conferir antes da escolha.

4- Qual a complexidade na utilização do software? Essa é a pergunta que pode ser crucial para o seu sucesso, visto que a velocidade que deve ser feita a escrita tem se tornado cada vez maior, a facilidade de manuseio faz com que você ganhe tempo e sabemos que “tempo é dinheiro”.

5- Quais as funcionalidades extras? Por exemplo, importa dados da receita como NFe e cadastro de empresa? Isso reduz erro e trabalho.

6- Quais os módulos disponíveis e suas integrações? Basicamente, Folha de Pagamento, Contabilidade, Fiscal, Depreciação, Honorários e Protocolos devem estar disponíveis, além de integrados para minimizar erros.

7- Existe algum limite de cadastros, número de usuários ou máquinas? Nesse ponto, também é necessário ter bastante atenção. Algumas empresas apresentam seus softwares como gratuitos mas quando estão utilizando percebem que existem restrições que as obrigam a pagar. Portanto certifique-se das limitações.

8- Possui suporte e treinamento? Verifique com atenção se a empresa prestadora do serviço oferece treinamento e suporte. Lembrando que o treinamento é fundamental e envolve o momento que antecipa a utilização do software. O suporte, porém, é fundamental para tirar dúvidas simples e ajudar em questões técnicas. Antes de adquirir qualquer programa, confira também se a empresa oferece vídeo aulas, treinamentos on-line e outras ferramentas digitais que poderão te auxiliar.

9- Procurou saber sobre a empresa? Na internet é possível encontrar sugestões e reclamações à respeito de empresas que prestam esse tipo de serviço. Alguns sites como o Reclame Aqui poderão ajudar o contador a eliminar de sua lista alguns sistemas que apresentam vários tipos de problemas. Outro ponto muito importante é analisar quanto tempo a empresa está no mercado, isso transmite credibilidade e segurança.

Escolher a melhor solução para atender suas necessidades não é fácil. Porém, a Projetus Tecnologia da Informação uma empresa que está há 25 anos no mercado, apresenta um software que atende os nove pontos destacados acima. A Projetus oferece um sistema totalmente GRATUITO. Mas como a empresa se mantém financeiramente? Apostam na prestação de serviços de qualidade, como suporte técnico, hospedagem do sistema na WEB, treinamentos personalizados e outros.

Daniel Noto
Diretor Executivo da Projetus TI
ADQUIRA GRATUITAMENTE (www.projetusti.com.br/calimagratuito) temos certeza que o Calima será o seu braço direito!

[useful_banner_manager banners=18 count=1]

Comente no Facebook

Comentários