O que fazer quando a empresa não deu baixa na carteira de trabalho? Pode parecer um cenário de outro mundo, mas isso realmente pode acontecer, principalmente em situações em que a empresa declara falência.

Porém, não realizar a baixa na CTPS pode ocasionar consequências negativas, especialmente ao trabalhador, pois o contrato em aberto na carteira de trabalho pode causar dificuldades na hora de arrumar outro emprego.

Ao mesmo tempo, esclarecemos que não existe nenhum empecilho para o empregador contratar um colaborador que se encontra com o registro do antigo trabalho em aberto, mas é possível que a situação se torne desconfortável para o próprio funcionário.

Solução da Caixa Econômica Federal

Segundo a Caixa Econômica Federal, o problema passível de resolução simples. Basta ir até uma agência com a carteira de trabalho e o termo de rescisão – documento que o funcionário assina ao sair da empresa. Com os papéis em mãos, basta solicitar ao banco que atualize as informações.

Porém, caso a empresa tenha decretado falência, o ideal é recorrer à justiça – seja no Ministério do Trabalho ou no sindicato. Nestes casos, será necessário recorrer à um advogado trabalhista e aguardar resposta do âmbito judiciário. Entre em contato com a Habib Advocacia e resolva seus problemas!

Conteúdo original via Habib Advocacia