O eSocial e o papel do contador junto aos clientes

0
468

A transformação digital é irreversível para o mundo dos negócios. A automação realizada com o eSocial e grande parte das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, entre outras, está provocando uma revolução nas empresas.

Transformar de manual para digital o envio de informações relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício traz muitos impactos nas operações rotineiras das empresas.

Como você, contador, tem tratado esse assunto com os clientes?

Está dando a atenção necessária em relação ao eSocial? Seu papel como um parceiro estratégico em consultoria contábil agora mais do que nunca será útil.

Como atuar como parceiro estratégico

Com a chegada do eSocial muitas empresas estão precisando de serviços especializados para a folha de pagamento e envio da obrigação, que abre portas para que os escritórios disponibilizem serviços de consultoria contábil.

Devido ao trabalho técnico e também à adaptação dos sistemas e tecnologias, as empresas precisam estar atualizadas e aprender a enviar as informações   com supervisão do consultor. 

Os escritórios contábeis devem estar inteirados das mudanças a fim de orientar  seus clientes em relação às novas formas de declarar e entregar as informações do eSocial ao Fisco. Quanto mais próximo do cliente o escritório estiver mais fácil será de mostrar o valor da consultoria e do suporte oferecidos aos clientes.

As empresas precisam adequar seus sistemas para a implantação do eSocial. Os contadores, por sua vez, devem atender às demandas desse novo cenário e aproveitar novas oportunidades de negócio.

Quer saber quais são elas? Confira a seguir:

1. Consultoria para empresas

consultoria contábil é um novo serviço que pode ser oferecida aos clientes. A proposta é indicar o que deve ser modificado a partir da implantação do eSocial e de que forma esse sistema vai afetar a rotina contábil da empresa.

A grande mudança trazida pelo eSocial é repassar para o ambiente digital as obrigações que as empresas sempre precisaram cumprir. A diferença, além da informatização, é a inclusão de novas informações cadastrais, que passam a ser obrigatórias no novo layout.

O papel da consultoria contábil serve para indicar a necessidade de adequação e, assim, iniciar os primeiros passos nessa direção. O contador atua como recurso importante para a mudar a cultura organizacional em relação ao Fisco e também à profissionalização da gestão.

Com essa atuação, o contador consegue consolidar sua participação nesse novo mercado e se diferenciar da concorrência.

2. Treinamento de equipes

As novas exigências do eSocial e a necessidade de integrar o sistema que a empresa possui ao do projeto requerem que as equipes sejam capacitadas para os processos que serão implementados.

O principal é que as informações encaminhadas para o eSocial sejam de qualidade. Para que esse resultado seja alcançado, as empresas precisam alterar as rotinas de seus colaboradores.

Isso exige maior capacitação para que todas as dúvidas sejam sanadas e os profissionais da empresa estejam prontos para enviar os dados corretamente.Caso contrário, a companhia pode ser até penalizada e sofrer a aplicação de multa.

Outro motivo que justifica a melhor capacitação é a recomendação de auditorias digitais prévias para antecipar a análise feita pelo Fisco.

3. Organização dos novos processos a serem implementados

A implantação do eSocial é uma oportunidade para os clientes evoluírem a administração de seus negócios e usarem a tecnologia para consolidar e enviar as informações solicitadas pelo Fisco.

Você, contador, pode ajudar a organizar esses novos processos. Uma forma de fazer isso é conscientizar os clientes sobre a importância de estarem adequados e quais passos devem ser dados para essa finalidade.

E claro, as ferramentas de gestão automatizadas é que trarão mais eficiência a todo esse processo. O software de gestão contábil tem o diferencial de implementar rotinas específicas, classificar dados e gerar relatórios confiáveis de maneira mais dinâmica. Isso viabiliza velocidade e padronização na entrega de arquivos para o governo.

Lembre-se sempre de indicar a adoção de um sistema que facilite a gestão e esteja adequado ao eSocial, ou seja, que integre informações trabalhistas, tributárias e contábeis.

5. Especialização profissional

eSocial exige uma rotina diferenciada para a transmissão dos registros de informações. As empresas e os profissionais da Contabilidade precisam rever a legislação e se atualizarem em relação aos prazos e todas as obrigatoriedades.

Essa é a oportunidade para os profissionais se especializarem e investirem em cursos para estarem prontos para a nova ferramenta.

Ter mais conhecimento vai agregar valor ao seu negócio. Essa é uma tendência que vem crescendo. Alguns escritórios inclusive optam por se especializar em determinados segmentos para oferecer um serviço mais qualificado.

6. Implantação de inovações tecnológicas

As inovações tecnológicas e a implementação de sistemas exigidas pelo projeto todo do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), inclusive o eSocial, são formas para o contador modificar os seus procedimentos e se adaptar às normas internacionais.

Esse é o momento da modernização, uniformização e centralização das informações e adequação às rotinas contábeis aos padrões internacionais. Para o contador é a chance de aumentar sua qualidade técnica e conquistar novos espaços, seja nas empresas, seja em seu próprio escritório.

Isso significa que o aumento da informatização e a necessidade de uso de sistemas tecnológicos levam à melhoria da qualidade profissional. Ao mesmo tempo, também facilita o trabalho do contador e torna as atividades menos burocráticas.

Outros fatores relevantes são o aumento da produtividade e a garantia de mais tempo disponível para atender aos clientes e atuar em ações estratégicas, que levem a processos melhor executados e redução de retrabalho.

eSocial criou um novo modelo de gestão integrada não somente entre os setores responsáveis pela coleta de dados, mas entre a empresa e a consultoria contábil. É preciso que todos fiquem atentos para que falhas sejam evitadas quanto ao fiscal, previdenciário e mesmo trabalhista. 

DICA: É hora de se capacitar e se especializar em departamento pessoal e eSocial

Como você pode perceber, o eSocial traz muitas mudanças importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de implantação do programa se aproximando.

Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original via Domínio Sistemas